Tessituras das políticas de inclusão na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v12iesp.2.17403

Mots-clés :

Inclusão, Educação Superior, Políticas educacionais

Résumé

O objetivo deste texto é apresentar as ações da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) referentes à inclusão de pessoas negras, indígenas, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, bem como as políticas de gestão, especialmente as relacionadas ao ensino e à pós-graduação, implantadas nos últimos anos. Para isso, utilizou-se de pesquisa documental para o registro dos dados coletados. Conclui-se que houve avanços nas políticas de acesso e permanência. Entretanto, é necessária uma maior dedicação no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, bem como no enfrentamento de barreiras arquitetônicas, curriculares e atitudinais, para fortalecer práticas inclusivas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Educação na UEMS. Doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Celi Corrêa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrado Profissional em Educação na UEMS. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Références

BRASIL. Lei n. 7.716, de 05 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 369, 6 jan. 1989.

BRASIL. Portaria n. 1.793, de 27 de dezembro de 1994. Art.1º. Recomendar a inclusão da disciplina “Aspectos ético-politicoeducacionais da normalização e integração da pessoa portadora de necessidades especiais”, prioritariamente, nos cursos de Pedagogia, Psicologia e em todas as Licenciaturas. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 1994.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura/Gabinete do Ministro. Aviso Circular nº 277, de 08/05/96. Apresenta às instituições de ensino superior sugestões de estratégias para ingresso e permanência do portador de necessidades especiais e faz outras considerações. Rev. Integração, Brasília, n. 18, 1997.

BRASIL. Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 10, 21 dez. 1999.

BRASIL. Portaria n. 1.679, de 02 de dezembro de 1999. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1999. Disponível em: 14 jul. 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/c1_1679.pdf. Acesso em: 14 jul. 2022.

BRASIL. Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, 20 dez. 2000.

BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2001.

BRASIL. Portaria n. 3.284, de 07 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 12, 11 nov. 2003.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 10 jan. 2003.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Editora Saraiva, 2004.

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 28, 23 dez. 2005.

BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 11 mar. 2008.

BRASIL. Decreto n. 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 26, 18 set. 2008.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008. Disponível: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 5 jan. 2023.

BRASIL. Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Estatuto da Igualdade Racial. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 21 jul. 2010.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, 7 jul. 2015.

CESCO, E. E. O Curso de Pedagogia e a Escola Inclusiva: Analisando a Ação da Universidade Estadual de UEMS. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

CESCO, E. E. et al. A participação da UEMS na construção da educação inclusiva em Mato Grosso do Sul. ANAIS DO ENIC, [S. l.], v. 1, n. 3, 2015. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1398. Acesso em: 15 jul. 2023.

CORDEIRO, M. J. J. A. Negros e Indígenas Cotistas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: desempenho acadêmico do ingresso à conclusão de curso. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

CORDEIRO, M. J. J. A; DIALLO, C. S. A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o Silenciamento da Diversidade. In: LOANGO, A. O.; CORDEIRO, M. J. J. A. (org.). Cartografias Curriculares da diáspora africana na América Latina e no Caribe: Experiência, abrangência e desafios. 1. ed. 2020. v. 1, p. 22-49. Disponível em: https://www.copene2020.abpn.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=1066. Acesso em: 4 jul. 2023.

COSTA, J. A. et al. Desafios e perspectivas do estudante com deficiência visual na educação superior: análise da produção científica. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1118-1136, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp2.14338. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14338/9807. Acesso em: 13 jan. 2022.

MACIEL, C. E. Inclusão e Educação Superior: ambiguidades de um discurso. Curitiba: Appris Editora, 2020.

MATO GROSSO DO SUL. Lei n. 2.589, de 26 de dezembro de 2002. Dispõe sobre a reserva de vagas aos vestibulandos índios na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Diário Oficial: Campo Grande, MS, n. 5.906, 2002

MATO GROSSO DO SUL. Lei n. 2.605, de 6 de janeiro de 2003. Dispõe sobre a reserva de vagas para negros nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Diário Oficial: Campo Grande, MS, n. 5.911, 2003.

MATO GROSSO DO SUL. Lei n. 3.598, de 10 de dezembro de 2008. Institui, como medida de promoção da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, o programa de reserva de vagas para negros e para índios, nos concursos públicos, para provimento de cargos efetivos e empregos públicos, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: Governo do Estado, 2008. Disponível em: https://www.tjms.jus.br/legislacao/visualizar.php?lei=25809#:~:text=LEI%20N.,10%20DE%20DEZEMBRO%20DE%202008.&text=Institui%2C%20como%20medida%20de%20promo%C3%A7%C3%A3o,Sul%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 24 jul. 2022.

MATO GROSSO DO SUL. Decreto n. 13.694, de 23 de julho de 2013. Dá nova redação ao § 2º do art. 2º do Decreto n. 13.684, de 12 de julho de 2013, que assegura às pessoas travestis e transexuais a identificação pelo nome social em documentos de prestação de serviço quando atendidas nos órgãos da Administração Pública direta e indireta. Campo Grande, MS: Governo do Estado, 2013. Disponível em: https://www.tjms.jus.br/legislacao/visualizar.php?lei=28638&original=1. Acesso em: 15 jul. 2022.

MATO GROSSO DO SUL. Deliberação CPPG/CEPE-UEMS n. 231, de 28 de agosto de 2018. Dispõe sobre a política de ações afirmativas/reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, com deficiência e sobrevagas para quilombolas, travestis e transexuais no âmbito da pós-graduação, “lato e stricto sensu”, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Dourados, MS: UEMS, 2018. Disponível em: https://www.uems.br/legislacoes/detalhes/deliberacao-cpp-231. Acesso em 02 jul. 2023.

MATO GROSSO DO SUL. Deliberação CEE/MS n. 11.883, de 5 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a educação escolar de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: Governo do Estado, 2019. Disponível em: http://www.cee.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/del.-11.883-2019-Educa%C3%A7ao-Especial-.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.

MATO GROSSO DO SUL. Deliberação CE/CEPE-UEMS n. 312, de 30 de abril de 2020. Dispõe sobre a educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação regularmente matriculadas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Diário Oficial: Mato Grosso do Sul, MS, n. 10.183, 2020. Disponível em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/PaginaDocumento/46102/?Pagina=52. Acesso em: 03 jul. 2023.

MATO GROSSO DO SUL. Lei n. 5.541, de 15 de julho de 2020. Dispõe sobre a Reserva de Vagas aos candidatos que comprovem residência estabelecida no Estado e dá outras providências. Campo Grande, MS: Governo do Estado, 2020. Disponível em: https://www.tjms.jus.br/legislacao/public/pdf-legislacoes/lei_n._5.541.pdf. Acesso em: 3 jul. 2022.

MATO GROSSO DO SUL. Deliberação CE/CEPE-UEMS n. 337, de 12 de julho de 2022. Dispõe sobre a cota para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, nos cursos de graduação, no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Diário Oficial: Mato Grosso do Sul, MS, n. 10.913, 2022. Disponível em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO10913_12_08_2022. Acesso em: 03 jul. 2023.

MATO GROSSO DO SUL. Deliberação CE/CEPE-UEMS n. 389, de 29 de novembro de 2022. Dispõe sobre os procedimentos referentes à conclusão antecipada e à terminalidade específica para discentes público-alvo da educação especial regularmente matriculados(as) nos cursos de graduação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, beneficiários(as) ou não dos dispositivos da Deliberação CE/CEPE-UEMS nº 337, de 12 de julho de 2022. Diário Oficial: Mato Grosso do Sul, MS, 2022.Disponível em https://www.uems.br/legislacoes/detalhes/deliberacao-ce-389. Acesso em 02 jul. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Conferência mundial de combate ao racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata: Declaração e programa de ação. Brasília, DF: Fundação Cultural, 2001. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2021-10/declaracao_durban.pdf. Acesso em: 19 jul. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração universal sobre a diversidade cultural, 2002. Disponível em: https://observatoriodadiversidade.org.br/leitura/declaracao-universal-sobre-a-diversidade-cultural/. Acesso em 12 jul. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Relatório Mundial. Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural. Direito Humano à Educação, 2009. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/relatorios/r_edh/relatorio_unesco_cultura.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022. Palmares, 2002.

SILVA, M. C.; PAVÃO, M. O. Terminalidade específica para estudantes com deficiência na educação superior: práticas (a serem) implementadas?. Revista Brasileira de Educação, n. 24, 2019. DOI: 10.1590/S1413-24782019240054. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/f8drxrBXYWTTnhwsvnJmxyy/. Acesso em: 18 jul. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS). Resolução CEPE-UEMS nº 332, de 07 de novembro de 2007. Estabelece as atribuições dos órgãos executivos superiores da UEMS e revoga a Resolução COUNI-CEPE n° 134, de 23/11/1999. Dourados, MS: UEMS, 2007.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS). Resolução CEPE-UEMS nº 977 de 14 de abril de 2010. Homologa, com alterações, a Deliberação nº 163, da Câmara de Ensino, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 21 de outubro de 2009, que aprova as diretrizes para elaboração de projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Dourados, MS: UEMS, 2010.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS). Deliberação CPPG/CEPE-UEMS nº 231, de 28 de agosto de 2018. Dispõe sobre a política de ações afirmativas/reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, com deficiência e sobrevagas para quilombolas, travestis e transexuais no âmbito da pós-graduação, “lato e stricto sensu”, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Dourados, MS: UEMS, 2018. Disponível em: https://www.uems.br/pro-reitoria/proppi/Pos-Graduacao/Gestao-Administrativa/Gestao-stricto-sensu/Normativas. Acesso em: 30 mar. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS). Resolução CEPE-UEMS nº 2.214, de 04 de dezembro de 2020. Homologa, com alteração, a Deliberação nº 324, da Câmara de Ensino, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 4 de novembro de 2020, que aprova a regulamentação das bancas e procedimentos de Verificação Fenotípica dos candidatos negros (pretos e pardos), presencial e/ou virtual, para fins de preenchimento das vagas reservadas no sistema de cotas para negros da UEMS. Dourados, 2020. Disponível em: https://www.uems.br/pro-reitoria/proppi/Pos-Graduacao/Politica-Afirmativa. Acesso em: 16 jul. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS). Resolução CEPE-UEMS nº 2.215, de 04 de dezembro de 2020. Homologa a Deliberação nº 325, da Câmara de Ensino, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 4 de novembro de 2020, que aprova os critérios e procedimentos de ingresso e matrícula de candidatos indígenas nas vagas reservadas no sistema de cotas para indígenas nos cursos de graduação da UEMS. Dourados, MS: UEMS, 2020. Disponível em: https://www.cartasdeservicos.ms.gov.br/04-08-1-proe-divisao-de-ingresso-discente-dind-proe-processo-seletivo-permanente-historico-escolar/. Acesso em: 19 jul. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025). Dourados, MS: UEMS, [21--]. Disponível em: https://portal.uems.br/pro_reitoria/administracao/divisao_planejamento. Acesso em: 12 jul. 2023.

WELLICHAN, D. S. P.; SOUZA, C. S. A inclusão na prática: alunos com deficiência no Ensino Superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 146–166, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9786. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9786. Acesso em:13 jan. 2023.

Publiée

2022-06-10

Comment citer

CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves; NERES, Celi Corrêa. Tessituras das políticas de inclusão na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.2, p. e023021, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12iesp.2.17403. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17403. Acesso em: 24 nov. 2024.