Educação, escola e violência: as perspectivas dos estudantes da Favela do Coque

Auteurs

  • Izabel Adriana Gomes de Sena [UFPE]
  • Edilson Fernandes de Souza [UFPE]

Mots-clés :

Educação, Escola pública, Figurações sociais, Violência

Résumé

Este artigo é oriundo do Núcleo de Teoria e História do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e foi extraído da Dissertação de Mestrado intitulada: “Educação e Violência sob os Olhares e Vozes das Meninas e dos Meninos Estudantes Moradores da Favela do Coque”. Este texto apresenta discussões sobre a educação, a escola pública e suas problemáticas configuracionais que estão atreladas à exclusão, reprodução de comportamentos e às diferentes violências. A abordagem privilegia os olhares e as vozes dos estudantes moradores da favela do Coque, localizada na Região metropolitana da cidade do Recife. A partir do século XX a educação escolarizada foi apresentada para a sociedade brasileira como a principal estratégia para minimizar as mazelas sociais e solucionar os males que afligem a população. Contudo, entendemos que vem aumentando a necessidade de se discutir a função da escola para melhor analisarmos como essa instituição pode oportunizar autonomia para os indivíduos e facilitar a formação cidadã. Com a teoria elisiana realizamos diálogos profícuos que contribuíram ora para o desvendamento, ora para análise dos dados empíricos da pesquisa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BOURDIEU. P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. e

CATANI, A. (orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2008.

ELIAS, N. O Processo civilizador: formação do estado e civilização, vol. 2,

Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

________. A Sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

________. Os Estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,

PAIVA, A.; BURGOS, M. A Escola e a favela. Rio de Janeiro: Ed. PUCRio,

Ed. Pallas, 2009.

PAIVA, V. Educação popular e educação dos adultos: Contribuição à

História da Educação Brasileira. São Paulo: Loyola, 1973.

________. Violência e Pobreza: a educação dos pobres. In: PAIVA, V.;

BARRETO, V.; ZALUAR, A. (Orgs.). Violência e educação. São Paulo:

Livros do Tatu Cortez, 1992.

ZALUAR, A. Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. Rio de

Janeiro: Fundação Getúlio Vagas, 2004

Téléchargements

Publiée

2011-12-13

Comment citer

SENA, Izabel Adriana Gomes de; SOUZA, Edilson Fernandes de. Educação, escola e violência: as perspectivas dos estudantes da Favela do Coque. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 2, p. p.33–45, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1448. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê