Notas historiograficas sobre las instituciones educativas em el sur de Mato Grosso: (1940-1970)

Autores/as

  • Maria do Carmo Brazil Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ana Paula Gomes Mancini Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Fronteira. Educação e colônias agrícolas nacionais. Escola agrícola e igreja.

Resumen

Este trabajo está relacionado con el conjunto de los esfuerzos académicos realizados desde la década de 1990, para investigar las particularidades de las instituciones educativas de Brasil. La intención es asegurar la visibilidad a la historia de la educación y las instituciones educativas en la ciudad de oro entre los años 1940 y 1970. Análisis regional debe ser presentado a la luz de los contextos económicos, políticos, sociales y culturales de Brasil, teniendo en cuenta las acciones humanas y experiencias diarias. Nosotros tratamos de identificar la forma en diferentes lugares o en diferentes temporalidades un fenómeno social se construye, comprendido, dado a leer, el uso oficial de base empírica, documentos editoriales de prensa, registros escolares, el testimonio oral. Emerge el análisis de las formas de representación local y su ubicación en la zona fronteriza (Brasil-Paraguay), cuyo escenario involucra la expansión de la historia política y la memoria social y la construcción de la identidad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANAIS DA DIOCESE DE DOURADOS 25 anos – 1957- 1982. [s.ed.], 1982. (Diocese de Dourados).

CADERNO DE RASCUNHO DE UMA ALUNA INTERNA DO CURSO NORMAL

REGIONAL (primeiro grau) do Instituto Educacional de Dourados- datado de 30 de maio de 1963.

CD COMEMORATIVO AO CINQUENTENÁRIO DA MISSÃO SALESIANA EM

INDÁPOLIS, produzido no ano de 2006.

CONTRATOS ENTRE A MISSÃO FRANCISCANA E A SOCIEDADE CIVIL de Educação do Educandário Santo Antônio Documentos reunidos em pastas contendo 27/05/1. 975. (Diocese de Dourados).

CRÔNICA DO INSPETOR PE. JOÃO GREINER. Dourados, 22 de maio de 1963.

CRÔNICAS DO CURSO NORMAL “INSTITUTO EDUCACIONAL DE DOURADOS” – Colégio Franciscano Imaculada Conceição, as décadas de 1940 a 1970.

CRÔNICAS DO INSTITUTO DOM BOSCO – Dourados 16 de maio de 1956/16.

DOCUMENTOS AVULSOS EDUCANDÁRIO SANTO ANTONIO-Balanço Geral

encerrado em 31 de dezembro de 1983-. (Diocese de Dourados).

DOCUMENTOS VÁRIOS DELEGACIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO. (1951 – 1972). Centro de Documentação Regional FCH/UFGD.

JORNAL “O PROGRESSO”, Dourados, 19 de abril de 1967, p. 4.

LIVRO DE ATAS DA CONGREGAÇÃO MARIANA -1955-61 (Diocese de Dourados).

LIVRO DE ATAS DA LEGIÃO DE MARIA 1961-1971 (Diocese de Dourados).

LIVRO DE ATAS DO CONSELHO PAROQUIAL E ADMINISTRATIVO DA IGREJA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO 1976 (COPPA). (Diocese de Dourados).

LIVRO DE ATAS DO EDUCANDÁRIO SANTO ANTÔNIO/AÇÃO FRANCISCANA DE DOURADOS. (Diocese de Dourados).

LIVRO DE EMPREGADOS DO EDUCANDÁRIO SANTO ANTONIO – 1977. (Diocese de Dourados).

LIVRO DE EMPREGADOS DO EDUCANDÁRIO SANTO ANTONIO – 1981. (Diocese de Dourados).

LIVRO DE ESTATUTOS DO ABRIGO SÃO FRANCISCO - 1961-1971. (Diocese de Dourados).

LIVRO DE FREQUÊNCIA DIÁRIA (PROFESSORES), 1957- 1962. (Diocese de Dourados)

LIVRO DE MATRÍCULA, professores e aparelhamento nome endereço e detalhes da profissão dos pais – 1957-1962.

LIVRO DO EDUCANDÁRIO SANTO ANTONIO, matricula 1968-1970. (Diocese de Dourados).

RELATÓRIO DA ESCOLA NORMAL “INSTITUTO EDUCACIONAL DE DOURADOS”.

Curso de Formação de Professores Primários. Colégio Franciscano Imaculada Conceição (1959-1967).

AMARAL, Inez Maria Bitencourt do. Entre Rupturas e Permanências: A Igreja Católica na Região de Dourados (1943-1971). Dourados, MS: UFMS, 2005 (Dissertação de Mestrado).

BOMFIM, Durvalina Damazio; QUILES, Edna Saes; FRANTZ. Aspectos Históricos da Escola Imaculada Conceição e sua influência na comunidade Douradense. UFMS, 1990. (TG).

BORGES, Rosângela Soares Grangeiro; SANTINI, Poliana Gianello. A presença Salesiana na educação masculina do antigo Sul de Mato Grosso: o caso da Escola Agrícola Dom Bosco (1956-1969). In: VIII Congresso Luso - Brasileiro de Historia da Educação, 2010, São Luis. Anais do VIII Congresso Luso - Brasileiro de Historia da Educação, 2010.

BRAZIL, M. C.; MANCINI, A, P. G. História das instituições formadoras de professores na fronteira Brasil-Paraguai: o caso de Dourados, Mato Grosso (uno) -1940-1970. Teoria e Prática da Educação. Vol. 15 n.1 Jan/Abr. 2012 ISSN Impresso: 1415-837X - ISSN On-line: 2237-8707 (p.123-136), v. 15, p. 123-136, 2012.

BURKE, Peter (Org.), A escrita da história: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1992.

CAMARGO, Marilena A. Jorge Guedes de. Coisas Velhas - Um percurso de investigação sobre cultura escolar (1928-1958). São Paulo: Editora UNESP, 2000.

CAPPELI, André. Relatório da Escola de Iniciação Agrícola Dom Bosco, IndápolisDourados/MT. In: Arquivo da Missão Salesiana de Mato Grosso, Campo Grande/MS, 1978.

CARLI, Maria Aparecida Ferreira. Dourados e a democratização da terra: povoamento da Colônia Agrícola Municipal de Dourados (1946-1956). Dourados, MS: Editora UFGD, 2008.

CENTENO, Carla Villamaina. Educação e Fronteira com o Paraguai na Historiografia Mato-grossense (1870-1950). UNICAMP: Campinas, 2007. p.15. (Tese Doutorado).

DUROURE, João Baptista. Dom Bosco em Mato Grosso: 1º volume: 1894-1904. Campo Grande. Missão Salesiana de Mato Grosso, 1977. 244p.

ERNANDES, Mercolis Alexandre. A construção da identidade douradense (1920 a 1990). Jornal O Progresso, Dourados, p. B03 - B03, 03 ago. 2009.

FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola; FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. Percursos e Desafios da Municipalização do Ensino Fundamental em Dourados, Ms. In: Reunião Anual da ANPED. Caxambú, 2003.

FURLAN, Silvana. A trajetória de um sonho: breve recuperação histórica da Escola Estadual Dom Bosco. Dourados, MS: UFGD, 2008. (Monografia de Especialização em Formação de Profissionais da Educação).

GATTI JÚNIOR, Décio. A História das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAUJO, José Carlos; GATTI JÚNIOR, Décio (orgs.). Novos Temas em História da Educação Brasileira. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2002.

GRESSLER, Lori Alice; SWENSSON, Lauro Joppert. Aspectos históricos do povoamento e da colonização do Estado de Mato Grosso do Sul: destaque especial ao município de Dourados. Dourados: L. A. Gressler, 1988.

ISHIKAWA Ítalo Kiyomi. Visão Complexa da Realidade e Proposta Franciscana de Educação. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Centro Universitário Franciscano do Paraná.

LE GOFF, Jacques. Prefácio. In: BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Edição anotada por Ètienne Bloch. Apresentação à edição brasileira Lilia Moritz Schwarcz. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001, p. 26.

LIMA, Maria Bethânia. História da formação docente no antigo sul de Mato Grosso: limites e possibilidades a respeito do caso de formação de professores das séries iniciais no município de Dourados/MS (1959-1982). Dourados, MS: UFGD, 2010. (Monografia de Graduação em Pedagogia).

LOPES, Ivone Goulart. Asilo Santa Rita: Educação Feminina Católica (1890-1930). Cuiabá, MT: Central de Texto: EdUFMT, 2006. (Coletânea Educação e Memória).

MANCINI, Ana Paula Gomes. Escola Normal da Corte (1876-1889): Um estudo por meio de fontes documentais. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2005. (Tese de Doutorado).

MATTOS, Ilmar R. O tempo Saquarema. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1990.

MENEZES, Ana Paula; QUEIROZ, Paulo R. Cimó. A agricultura comercial na Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND) nas décadas de 1950 e 1960. In: Encontro de Iniciação Científica UFGD/UEMS, 2º Encontro de Pós-Graduação. Dourados: UFGD/UEMS, 2008. P.1-19.

MONARCHA, C. História da educação brasileira. Esboço da formação do campo. In: NASCIMENTO, M. I. M.; SANDANO, W.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (org.). Instituições escolares no Brasil. Conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados; HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007, p. 125-150.

MOREIRA, R. H. T. (Org.). Memória fotográfica de Dourados. Dourados, MS: UFMS, 1990.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: EDUCA 2002.

PONCIANO, Nilton. Fronteira, Religião, Cidade: o papel da Igreja Católica no processo de organização sócio-espacial de Fátima do Sul/MS (1943-1965). Assis, SP: UNESP, 2006. (Tese de Doutorado em História).

ROSA, Maria. da Glória Sá. Memória da cultura e da educação em Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: UFMS, 1990.

SÁ, Elizabeth Figueiredo. De criança a aluno: as representações da escolarização da infância em Mato Grosso (1910-1927). Cuiabá. EdUFMT, 2007.

SÁ, NICANOR Palhares; SIQUEIRA, Elizabeth Madureira; REIS, Rosinete Maria dos. Instantes e Memórias na História da Educação. Brasília-DF: Inep, 2006.

SANFELICE, José Luís. O Manifesto dos Educadores (1959) à luz da História. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 99, p. 542-557, maio/ago. 2007.

SANFELICE, José Luís. História, Instituições Escolares e Gestores Educacionais. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 20-25, ago.2006.

SANTINI, Poliana Gianello e BRAZIL, Maria do Carmo A Presença da Igreja Católica na Educação em Dourados: o caso do patronato de menores (1943-1983). Dourados: Programa de Pós-Graduação Especialização Formação de Profissionais da Educação/UFGD, 2010.

(Monografia de TCC).

SANTINI, Poliana Gianello. Do Ginásio de Iniciação Agrícola Dom Bosco a Escola Estadual Dom Bosco: percalços de uma jornada em prol da educação no distrito de Indápolis/MS (1956 – 1998). In: ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)

em Corumbá/MS. 2012. p. 1-13.

SANTOS, Claudete Soares de. Os colonos e a Igreja Católica no contexto da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (1940-1970). Dourados/MS: UFGD, 2007. (Dissertação de Mestrado em História).

SILVA, Adriane Cristine. Grupo Esperidião Marques: Uma contribuição para os estudos das Instituições Escolares em Mato Grosso 1910-1947. Dourados, MS: UFGD, 2011, 183f. (Dissertação de Mestrado)

SILVA, Elizabeth Figueiredo de Sá Poubel e. “O Florescer de uma Cultura Escolar no Ensino Público Mato-Grossense”. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. p. 215-232.

SILVA, Fabiana Fagundes Borges; BRAZIL, Maria do Carmo. Escola Estadual Dom Bosco: análise sobre a institucionalização do ensino primário em Dourados- MS - 1956-1970, Dourados: UFGD, 2012. (PIBIC/CNPq).

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Luzes e Sombras: Modernidade e Educação Pública em Mato Grosso (1870-1889). Cuiabá, EdUFMT, 2000.

SOUSA, Cynthia; CATANI, Denice (orgs.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: Escrituras, 1998, p. 51-69.

SOUZA. Rosa Fátima de, e VALDEMARIN, Vera Teresa. A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: SP: Autores Associados, 2005.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n.14, p. 61-88, mai./ago., 2000.

VALENTIM, Reinaldo Antonio. Movimentos sociais e Educação: análise histórica sobre o processo de implantação da lei 10.639/03 em MS-1996/2006. Dourados, MS: UFGD, 2012.

VIDAL, Diana G. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa F. e VALDEMARIN, Vera T. (orgs.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: autores Associados, 2005. Apoio: Unesp/FCLAr, p. 3-30.

Publicado

2014-09-15

Cómo citar

BRAZIL, Maria do Carmo; MANCINI, Ana Paula Gomes. Notas historiograficas sobre las instituciones educativas em el sur de Mato Grosso: (1940-1970). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 9, p. 73–93, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3578. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES