Ciência, conhecimento científico e ideais de cientificidade no ensino e na formação de professores de ciências
Palavras-chave:
Ciência e ensino de Ciências. Epistemologia e didática do ensino de Ciências. Formação de professores de Ciências.Resumo
Neste artigo são discutidos os principais aspectos epistemológicos que fundamentam e orientam a atividade científica e analisadas suas influências no ensino-aprendizagem das ciências e na formação de professores desta área de conhecimento. Segundo a perspectiva sócio-histórica e a ideia de ciência como processo em permanente construção, considera-se que os ideais de cientificidade, que impõem à ciência critérios e finalidades, são transpostos acriticamente ao ensino de Ciências, transformando-se em obstáculos epistemológicos e didáticos, os quais influenciam as práticas cotidianas dos sujeitos e a atuação de professores. Preconiza-se a urgente necessidade de oferecer aos professores de Ciências uma sólida formação científica, numa perspectiva reflexiva, crítica e cidadã. Refletindo e atuando criticamente sobre seu papel e sobre as possibilidades educativas do ensino de Ciências, poderão auxiliar os alunos a construírem saberes estratégicos e a realizarem uma leitura mais elaborada da realidade em que vivem, com vistas à sua transformação.Downloads
Referências
AMARAL, I. A. Ambiente, educação ambiental e ensino de ciências. In:
SÃO PAULO (Estado). Ciências na escola de 1° grau - textos de apoio à
proposta curricular. São Paulo: SE/CENP, 1991, p. 39-62.
AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicología educativa:
un punto de vista cognoscitivo. Ciudad del México: Trillas, 1983.
BACHELARD, G. Epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
_____. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1997.
DEMO, P. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
FELT, U. A adaptação do conhecimento científico ao espaço público. In:
GONÇALVES, M. E. (org.). Cultura científica e participação pública.
Oieiras: Celta Ed., 2000, p. 27-43.
FIORI, E. M. Conscientização e educação. Educação e Realidade. Porto
Alegre, 11 (1), 3-10, 1986.
FRANCO, L. A. C. Problemas de educação escolar. São Paulo:
CENAFOR, 1986.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1986.
FUNTOWICZ, S. O. e RAVETZ, J. Science for the post-normal age.
Futures, 25 (7), 740-762, 1993.
GILBERT, J. K. The interface between science education and technology
education. International Journal of Science Education, 14 (5), 563-578,
HODSON, D. Philosophy of science and science education. Journal of
Philosophy of Education, 12, 25-57, 1986.
_____. e REID, D. J. Science for all: motives, meaning and implications.
School Science Review, 88, 653-667, 1998.
JAPIASSÚ, H. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981
KNELLER, G. F. Ciência como atividade humana. Rio de Janeiro:
Zahar/EDUSP, 1980.
LEITE, S. B. Considerações em torno do significado do conhecimento. In:
MOREIRA, A. F. B. (org.). Conhecimento educacional e formação do
professor. Campinas: Papirus, 1994, p. 11-25.
MACHADO, O. V. M. Concepção do ensino de ciências de professores e
alunos da escola de 1° grau. São Paulo: PUC (tese de doutorado), 1996.
MARCELO, C. Análisis de los procesos de selección de contenido y su
enseñanza en profesores de educación general básica - principiantes y
expertos. In: VILLA, A. (Coord.). Perspectivas y problemas de la función
docente. Madrid: Narcea, 1988, p. 90-98.
_____. Formación del profesorado para el cambio educativo. Barcelona:
PPU, 1999.
____. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo.
Revista de Ciências da Educação. 08, p.7-22, 2009.
MAURI, T. O que faz com que o aluno e a aluna aprendam os conteúdos
escolares? In: COLL, C. et alii. O construtivismo na sala de aula. São
Paulo: Ática, 1998, p. 79-122.
MEDINA, A. e DOMÍNGUEZ GARRIDO, M. C. La formación del
profesorado en una sociedad tecnológica. Madrid: CINCEL, 1989.
MENEZES, L. C. Formar professores: tarefa da universidade. In: CATANI,
B. et alii. (Orgs.). Universidade, escola e formação de professores. São
Paulo: Brasiliense, 1987, p. 115-125.
NASCIMENTO, F. Pressupostos para a formação crítico-reflexiva de
professores de ciências na sociedade do conhecimento. In: MIZUKAMI, M.
G.. N. e REALI, A. M. M. R. (orgs.). Teorização de práticas pedagógicas:
escola, universidade, pesquisa. São Carlos: UdUFSCar, 2009, p. 35-72.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom
Quixote, 1992.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. e GIMENO SACRISTÁN, J. Comprender y
transformar la enseñanza. Madrid: Morata, 1996.
POPE, M. L. Constructivist goggles: implications for process in teaching
and learning. Paper Presented at the AERA Conference, Sheffield, 1985.
PORLÁN, R. e RIVERO, A. El conocimiento de los profesores: una
propuesta formativa en el área de ciencias. Sevilla: Díada, 1998.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São
Paulo: Cortez, 1991.
SILVA, J. I. A educação e a revolução científica e técnica contemporânea.
Revista ANDE, 11 (18), 5-13, 1992.
SOLÉ, I. Disponibilidad del aprendizaje y sentido del aprendizaje. In:
COLL, C. et alii. El Constructivismo en el Aula. Barcelona: Graó, 1993, p.
-46.
_____. e COLL, C. Os professores e a concepção construtivista. In: COLL,
C. et alii. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1998, p. 9-28.
SOUSA SANTOS, B. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da
experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
STORT, E.V.R. Cultura, imaginação e conhecimento: a educação e a
formalização da experiência. Campinas: Ed. UNICAMP, 1993.
TORRES, R. M. Que (e como) é necessário aprender? Campinas: Papirus,
VEIGA, M. L. Formar para um conhecimento emancipatório pela via da
educação em ciências. Revista Portuguesa de Formação de Professores. 2, 49-62, 2002.
VIEIRA PINTO, A. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins
Fontes, 1984.
YOUNG, R. E. A. Study of teacher epistemologies. Australian Journal of
Education, 25 (2), 194-208, 1981.
ZABALA, A. Aprendizaje significativo: el profesor como movilizador de
las competencias de sus alumnos. Barcelona: Grão, 1998.
ZANETIC, J. Ciência, seu desenvolvimento histórico e social - implicações
para o ensino. In: SÃO PAULO (Estado). Ciências na escola de 1° grau -
textos de apoio à proposta curricular. São Paulo: SE/CENP, 1991, p. 7-19.