Formação do professor para trabalhar com recursos de tecnologia assistiva: um estudo de caso em Mato Grosso

Autores

  • Eduardo José Manzini [UNESP - Marilia/SP]

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva. Formação Profissional. Inclusão.

Resumo

Com o processo de inclusão educacional será necessário que o professor, que trabalha com alunos com deficiência, conheça e domine os recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis no mercado brasileiro. Assim, objetivou-se identificar a presença desses recursos na escola e avaliar, tendo como avaliador o próprio professor, as condições de domínio de recursos e equipamentos de Tecnologia Assistiva. A amostra foi composta por 14 professores que trabalham em sala de Recursos Multifuncionais e 18 professores do ensino comum que possuem matriculados, em suas salas, alunos com deficiência. A coleta de dados foi realizada por meio do Questionário TAE – Tecnologia Assistiva para Educação. A aplicação foi realizada em grupo durante curso de capacitação promovido pela Secretaria de Educação de Rondonópolis como parte do Programa de Formação Continuada de Gestores e Educadores – Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Os dados do questionário indicaram diferenças entre os dois grupos citados. Os professores das Salas de Recurso Multifuncionais indicaram que os recursos de Tecnologia Assistiva estão chegando à escola e que mais de 50% desse grupo conhece os recursos apresentados do questionário. O grupo de professores da sala comum ainda desconhece, na maioria, os recursos de Tecnologia Assistiva. Em relação ao domínio desses recursos, o grupo de professores da sala multifuncional está mais bem preparado para utilizar essa tecnologia. Os dados sugerem a necessidade de investimento para aquisição e treinamento dos professores em relação aos recursos de Tecnologia Assistiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASCENÇÃO, M. J. L. Ajudas técnicas no atendimento ao aluno com

deficiência matriculados na rede regular de ensino de educação infantil.

37f. Monografia (Conclusão de curso de Pós-graduação Lato Sensu

em Educação Especial) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de

Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2007.

BRASIL. Secretaria dos Direitos Humanos. Comitê de Ajudas Técnicas. Ata da III reunião do Comitê de Ajudas Técnicas –CAT. Disp. em: http://www.mj.gov.br/corde/arquivos/doc/Ata%20III%2019%20e%2020%20abril2007.doc Acesso em: 10 jul. 2007.

CONTARINI, P. C. N. Tecnologia assistiva na educação: considerações

sobre aspectos motores. 2008. 21f. Monografia (Programa de

Aprimoramento Profissional) –Universidade Estadual Paulista “Júlio de

Mesquita Filho”, Departamento de Educação Especial, Marília, 2008.

COOK, A. M.; POLGAR, J. M. Cook & Hussey's Assistive Technologies:

principles and practices. 3. ed. St. Louis: Mosby Elsevier, 2008.

FIGUEIREDO, C. A. V; MANZINI; E. J. Recurso pedagógico sob o ponto

de vista do aluno da habilitação em educação especial do curso de

pedagogia. In: Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 8, n.2,

p. 183-204, 2002.

GALVÃO FILHO, T.A. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva:

apropriação, demandas e perspectivas. 2009. 334f. Tese (Doutorado em

Educação) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação,

Salvador, 2009.

MANZINI, E. J. Recursos pedagógicos para o aluno com paralisia cerebral.

In: Revista Mensagem da Apae, Brasília, v. 36, n. 84, p. 17-21, 1999.

MANZINI, E. J.; DELIBERATO, D. Portal de ajudas técnicas para a

educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência - recursos para comunicação alternativa. Brasília: MEC, 2004. v. 2.

MANZINI, E. J.; DELIBERATO, D. Portal de ajudas técnicas para a

educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência - recursos pedagógicos adaptados II. 1. ed. Brasília: MEC/ABPEE, 2007.

MANZINI, E. J.; SANTOS, M. C. F . Portal de ajudas técnicas para a

educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência - recursos pedagógicos adaptados. Brasília: MEC, 2002.

MANZINI, E. J.; MAIA, S. R.; GASPARETO, M. E. R. F. Questionário

TAE: tecnologia assistiva para educação. Brasília: Comitê de Ajudas

Técnicas, 2008.

PONSONI, A. Tecnologia assistiva na educação: considerações sobre a

área de linguagem. 2008. 19 f. Monografia (Programa de Aprimoramento

Profissional) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”,

Departamento de Educação Especial, Marília, 2008.

REGANHAN, W.G.; MANZINI, E. J. Percepção de professores do ensino

regular sobre recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência. In: Revista Educação Especial, Santa Maria, v.22, p.127-138, 2009.

VERUSSA, E. Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com

deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado de Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2008.

ZUTTIN, F. S. Tecnologia assistiva na educação: considerações sobre os

recursos pedagógicos adaptados. 2008. 24p. Monografia (Programa de

Aprimoramento Profissional) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de

Mesquita Filho”, Departamento de Educação Especial, Marília, 2008.

Downloads

Como Citar

MANZINI, Eduardo José. Formação do professor para trabalhar com recursos de tecnologia assistiva: um estudo de caso em Mato Grosso. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p. 98–113, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2150. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua