Formação do professor para trabalhar com recursos de tecnologia assistiva: um estudo de caso em Mato Grosso

Autores

  • Eduardo José Manzini [UNESP - Marilia/SP]

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva. Formação Profissional. Inclusão.

Resumo

Com o processo de inclusão educacional será necessário que o professor, que trabalha com alunos com deficiência, conheça e domine os recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis no mercado brasileiro. Assim, objetivou-se identificar a presença desses recursos na escola e avaliar, tendo como avaliador o próprio professor, as condições de domínio de recursos e equipamentos de Tecnologia Assistiva. A amostra foi composta por 14 professores que trabalham em sala de Recursos Multifuncionais e 18 professores do ensino comum que possuem matriculados, em suas salas, alunos com deficiência. A coleta de dados foi realizada por meio do Questionário TAE – Tecnologia Assistiva para Educação. A aplicação foi realizada em grupo durante curso de capacitação promovido pela Secretaria de Educação de Rondonópolis como parte do Programa de Formação Continuada de Gestores e Educadores – Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Os dados do questionário indicaram diferenças entre os dois grupos citados. Os professores das Salas de Recurso Multifuncionais indicaram que os recursos de Tecnologia Assistiva estão chegando à escola e que mais de 50% desse grupo conhece os recursos apresentados do questionário. O grupo de professores da sala comum ainda desconhece, na maioria, os recursos de Tecnologia Assistiva. Em relação ao domínio desses recursos, o grupo de professores da sala multifuncional está mais bem preparado para utilizar essa tecnologia. Os dados sugerem a necessidade de investimento para aquisição e treinamento dos professores em relação aos recursos de Tecnologia Assistiva.

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Como Citar

MANZINI, Eduardo José. Formação do professor para trabalhar com recursos de tecnologia assistiva: um estudo de caso em Mato Grosso. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p. 98–113, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2150. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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