Tessituras das políticas de inclusão na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12iesp.2.17403

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Superior, Políticas educacionais

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar as ações da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) referentes à inclusão de pessoas negras, indígenas, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, bem como as políticas de gestão, especialmente as relacionadas ao ensino e à pós-graduação, implantadas nos últimos anos. Para isso, utilizou-se de pesquisa documental para o registro dos dados coletados. Conclui-se que houve avanços nas políticas de acesso e permanência. Entretanto, é necessária uma maior dedicação no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, bem como no enfrentamento de barreiras arquitetônicas, curriculares e atitudinais, para fortalecer práticas inclusivas.

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Biografia do Autor

Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Educação na UEMS. Doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Celi Corrêa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrado Profissional em Educação na UEMS. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves; NERES, Celi Corrêa. Tessituras das políticas de inclusão na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.2, p. e023021, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12iesp.2.17403. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17403. Acesso em: 25 dez. 2024.