Radiodifusão e projetos educativos

Contribuições para o desenvolvimento social no Brasil (1922-1951)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12i00.16650

Palavras-chave:

Educação à distância, História da educação, Processo educativo não escolar, Radiodifusão

Resumo

Este artigo revela nosso olhar sobre o período histórico que se seguiu após a chegada da radiodifusão no Brasil e sua utilização em vários projetos educacionais (1922-1951), inaugurando um novo modelo de Educação à Distância (EAD). Nosso trabalho está ancorado em análise bibliográfica tendo em vista a escassez de arquivos sonoros sobre esta temática, especialmente, nos anos estudados. Analisaremos alguns importantes programas radiofônicos dedicados ao ensino/aprendizado e sua representação social num país em busca de desenvolvimento. Interessa-nos, ainda, a utilização inicial do rádio para o fomento da cultura de elite e as metodologias aplicadas para torná-lo um meio de comunicação oportuno a vários projetos voltados para a educação popular.

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Biografia do Autor

Vitor Hugo de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG – Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História e Historiografia da Educação.

Marco Antonio de Santana, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG – Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Membro do Grupo de Pesquisa “Estudos interdisciplinares em História da Educação (fontes, teoria e metodologia)” do PPGED UFU.

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Publicado

2022-03-10

Como Citar

OLIVEIRA, Vitor Hugo de; SANTANA, Marco Antonio de. Radiodifusão e projetos educativos: Contribuições para o desenvolvimento social no Brasil (1922-1951). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 00, p. e023005, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12i00.16650. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16650. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua