Radiodifusão e projetos educativos

Contribuições para o desenvolvimento social no Brasil (1922-1951)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v12i00.16650

Palavras-chave:

Educação à distância, História da educação, Processo educativo não escolar, Radiodifusão

Resumo

Este artigo revela nosso olhar sobre o período histórico que se seguiu após a chegada da radiodifusão no Brasil e sua utilização em vários projetos educacionais (1922-1951), inaugurando um novo modelo de Educação à Distância (EAD). Nosso trabalho está ancorado em análise bibliográfica tendo em vista a escassez de arquivos sonoros sobre esta temática, especialmente, nos anos estudados. Analisaremos alguns importantes programas radiofônicos dedicados ao ensino/aprendizado e sua representação social num país em busca de desenvolvimento. Interessa-nos, ainda, a utilização inicial do rádio para o fomento da cultura de elite e as metodologias aplicadas para torná-lo um meio de comunicação oportuno a vários projetos voltados para a educação popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Hugo de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG – Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História e Historiografia da Educação.

Marco Antonio de Santana, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG – Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Membro do Grupo de Pesquisa “Estudos interdisciplinares em História da Educação (fontes, teoria e metodologia)” do PPGED UFU.

Referências

ALVES, João Roberto Moreira. A história da EAD no Brasil. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. 1 v. p. 9-13.

ANDRADE, Mário de. Amar, verbo intransitivo: idílio (1944). 16. ed. Belo Horizonte: Villa Rica, 1995. (Coleção Biblioteca de Literatura Brasileira, 2).

ANDRADE, Mário de. Atrás da Catedral de Ruão. In: ANDRADE, Mário de. Contos Novos (1947). Barueri, SP: Novo Século, 2017.

BRASIL. Decreto n. 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Rio de Janeiro,1931. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d19890.htm. Acesso em: 14 dez. 2021.

BRASIL. Decreto n. 21.111, de 1 de março de 1932. Aprova o regulamento para a execução dos serviços de radiocomunicação no território nacional. Rio de Janeiro, 1932. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/440318/publicacao/15694959. Acesso em: 14 dez. 2021.

CALIL, Carlos Augusto; PENTEADO, Flávio Rodrigo (org.). Mário de Andrade: me esqueci completamente de mim, sou um departamento de cultura. São Paulo: Imprensa Oficial SP, 2015.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CASTRO, Ruy. Roquette-Pinto: o homem multidão. Aminharadio, Lisboa, 2013. Disponível em: https://www.aminharadio.com/radio/brasil80_roquette. Acesso em: 3 dez. 2022.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da história (1975). 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Problemas de análise das mídias. In: MEDITSCH, Eduardo (org.). Teorias do rádio: textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2005. 1 v. p. 223-230.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

COELHO, Patrícia. Entre scripts e irradiações: uma análise sobre as fontes que nos possibilitam estudos de programas educacionais radiofônicos nas décadas de 1930 e 1940. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34. 2011, Recife. Anais [...]. Recife: Intercom, 2011. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/lista_area_DT4-RM.htm. Acesso em: 5 dez. 2021.

COSTA, Patrícia Coelho da. Educadores do rádio: concepção, realização e recepção de programas educacionais radiofônicos (1935-1950). 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072012-104019/pt-br.php. Acesso em: 14 nov. 2021.

DEL BIANCO, Nélia Rodrigues. Aprendizagem por rádio. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. 1 v. p. 56-64.

ESPINHEIRA, Ariosto. Rádio e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1934. 23 v.

ESPINHEIRA, Ariosto. Viagem através do Brasil: Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1941. 6 v.

FARIA, Adriano Antonio; SALVADORI, Angela. A educação a distância e seu movimento histórico no Brasil. Faculdades Santa Cruz, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 15-22, jan. 2011. Disponível em: https://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/revusc/article/view/120/118. Acesso em: 10 set. 2021.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder (1979). 22. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

HORTA, Jose Silverio Baia. Histórico do rádio educativo no Brasil (1922-1970). Cadernos da PUC-Rio, Rio de Janeiro n. 10, p. 73-123, set. 1972. Disponível em: http://cremeja.org/a7/wp-content/uploads/2019/08/Jose_Silverio_Baia_Horta_historico_radio_educativo.pdf.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

HOUT, Michael. Social and Economic Returns to College Education in the United States. Annual Review of Sociology, San Mateo, California, v. 38, n. 1, p. 379-400, Aug. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev.soc.012809.102503. Acesso em: 13 nov. 2021.

LABARTHE, Ilka. O Tapete Mágico de Tia Lucia. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Nacional, 1937.

MENDONÇA, Valéria Márcia. Educação Popular: Experiências de Rádio-Educação no Brasil, de 1922 a 1960. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 33, n. 1, p. 28-41, jan./abr. 2007. Disponível em: https://bts.senac.br/bts/article/view/304/287. Acesso em: 6 nov. 2021.

MONACO, Rosa Maria Garcia; LEYENDECKER, Niely Natalino de Freitas. O ensino via rádio por meio das iniciativas educativas da Universidade do ar (1941 -1945) e do Projeto Minerva (1970-1989). In: CASTRO, Ricardo Figueiredo de et al. (org.). Anais do 2º Encontro Internacional História & Parcerias. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2019. Disponível em: https://www.historiaeparcerias2019.rj.anpuh.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=630. Acesso em: 10 jul. 2022.

NUNES, Ivônio Barros. Noções de educação a distância. Revista Educação a Distância, Brasília: Instituto Nacional de Educação a Distância. v. 4, n. 5, p. 7-25. abr. 1994.

PHILIPPI, Carolina Cechella. “Viagem através do Brasil”, nação através da leitura - literatura de formação para a infância brasileira (1941). In: Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. Natal-RN: ANPUH, 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1362700356_ARQUIVO_CarolinaPhilippi-ViagematravesdoBrasil,nacaoatravesdaleitura.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

SILVA, Gênese Andrade da. Apresentação. In: SILVA, Gênese Andrade da (org.). Modernismos 1922-2022. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

SOUZA, José Inacio de Melo. O Estado contra os meios de comunicação (1889-1945). São Paulo: Annablume: FAPESP, 2003.

ZIGIOTTO, Diego M. Las mil y una curiosidades de Buenos Aires: la ciudad que no conocemos. Buenos Aires: De Los Cuatro Vientos, 2012.

ZUCULOTO, Valci Regina Mousquer. A construção histórica da programação de rádios públicas brasileiras. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4415. Acesso em: 14 out. 2021.

Publicado

2022-03-10

Como Citar

OLIVEIRA, Vitor Hugo de; SANTANA, Marco Antonio de. Radiodifusão e projetos educativos: Contribuições para o desenvolvimento social no Brasil (1922-1951). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 00, p. e023005, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12i00.16650. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16650. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua