Políticas de formação de leitores no final da década de 1960: Nancy Larrick (1969) e as orientações para pais e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12620

Palavras-chave:

Leitura. Livros para crianças. História da Literatura Infantil.

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a compreensão da história da formação de professores e para a história da literatura infantil brasileira, analisou-se a configuração textual do Guia dos pais na escolha de livros para crianças, de Nancy Larrick, especialista nos assuntos relacionados à leitura para crianças, publicado pelo Centro de Bibliotecnia para o Desenvolvimento do Instituto “Roberto Simonsen” (SP), em 1969.  Esse livro é a tradução do original norte-americano A parent’s guide to childreen´s reading, publicado pelo Franklin Book Programs, em 1958. A tradução em língua portuguesa foi feita pela professora Alcina Jorge de Almeida e a adaptação pelo jornalista Leonardo Arroyo, com a supervisão do professor e psicólogo Manoel Lourenço Bergström Filho. Os resultados obtidos por meio da análise do Guia dos pais ... têm contribuído para a compreensão da necessidade apontada por especialistas em literatura infantil, leitura e bibliotecas para a infância, em meados do século XX, dentre eles Leonardo Arroyo e Lenyra Fraccaroli, quanto à orientação de pais e professores na escolha de bons livros para crianças e jovens. Nesse contexto educacional brasileiro, destaca-se também a elaboração de catálogos de livros para crianças, uma prática iniciada pelos pioneiros Lenyra Fraccaroli e Leonardo Arroyo.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

PASQUIM, Franciele Ruiz; ASSIS, Vivianny Bessão de. Políticas de formação de leitores no final da década de 1960: Nancy Larrick (1969) e as orientações para pais e professores. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 47–58, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12620. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12620. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura”