Políticas de formação de leitores no final da década de 1960: Nancy Larrick (1969) e as orientações para pais e professores
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12620Palavras-chave:
Leitura. Livros para crianças. História da Literatura Infantil.Resumo
Com o objetivo de contribuir para a compreensão da história da formação de professores e para a história da literatura infantil brasileira, analisou-se a configuração textual do Guia dos pais na escolha de livros para crianças, de Nancy Larrick, especialista nos assuntos relacionados à leitura para crianças, publicado pelo Centro de Bibliotecnia para o Desenvolvimento do Instituto “Roberto Simonsen” (SP), em 1969. Esse livro é a tradução do original norte-americano A parent’s guide to childreen´s reading, publicado pelo Franklin Book Programs, em 1958. A tradução em língua portuguesa foi feita pela professora Alcina Jorge de Almeida e a adaptação pelo jornalista Leonardo Arroyo, com a supervisão do professor e psicólogo Manoel Lourenço Bergström Filho. Os resultados obtidos por meio da análise do Guia dos pais ... têm contribuído para a compreensão da necessidade apontada por especialistas em literatura infantil, leitura e bibliotecas para a infância, em meados do século XX, dentre eles Leonardo Arroyo e Lenyra Fraccaroli, quanto à orientação de pais e professores na escolha de bons livros para crianças e jovens. Nesse contexto educacional brasileiro, destaca-se também a elaboração de catálogos de livros para crianças, uma prática iniciada pelos pioneiros Lenyra Fraccaroli e Leonardo Arroyo.
Downloads
Referências
ANDREOTTI, Azilde L. O acervo de documentários da Biblioteca Infantil de São Paulo (1936-1960): testemunho de uma época revelando sua diversidade. Acervo, Rio de Janeiro, v.18, n.1-2, jan./dez. 2005, p.161-170.
ANDREOTTI, Azilde L. A formação de uma geração: a educação para a promoção social e o progresso do país no Jornal A voz da Infância da Biblioteca Infantil de São Paulo. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação)-Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 2004.
ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira: ensaio de preliminares para sua história e suas fontes. São Paulo: Melhoramentos, 1968.
ARROYO, Leonardo. Plano para a formação do habito da leitura. Folha de S. Paulo. São Paulo, 15 maio 1967. Seção ilustrada, p. 5.
ASSIS, Vivianny Bessão. A contribuição de Leonardo Arroyo (1918-1985) para a história da literatura infantil brasileira.2016. 525 f. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília,2016.
BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. Lourenço Filho e a alfabetização: um estudo de Cartilha do povo e da cartilha Upa, cavalinho. São Paulo: UNESP, 2006.
BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. Lourenço Filho e a literatura infantil. São Paulo: UNESP, 2012.
BORTOLIN, Sueli. A literatura infantil nas Bibliotecas Monteiro Lobato de São Paulo e Salvador. 233f. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) –Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília-SP.
CRUZ, Gutemberg. Gente da Bahia. Salvador: Editora P&A, 1998. (Volume 2).
LARRICK, Nancy. Guia dos pais na escolha de livros para crianças. Trad. Alcina Jorge de Almeida. São Paulo: Instituto Roberto Simonsen,1969.
MORTATTI, Maria do Rosário. Os sentidos da alfabetização: São Paulo/1876-1994. 2 remp. São Paulo: UNESP, 2000a.
MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura crítica da literatura infantil. Itinerários, Araraquara, n. 17/18, p. 179-188, 2001.
PASQUIM, Franciele Ruiz. Lenyra Camargo Fraccaroli (1908-1991) na história da literatura infantil brasileira: contribuições de uma bibliotecária educadora. 237f.Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017.
PERROTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990.
VÁLIO, Else Benetti Marques. Biblioteca escolar: uma visão histórica. Trans-in-formação, v. 1, n. 1, Campinas, p.15-25, jan./abr. 1990.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. A literatura infantil brasileira entre a teoria (Literária) e a prática (Escolar). In: ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira. São Paulo: Global, 1987. p.247-257.