Identidade Feminina em Livro Didático de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Identidades femininas, Gênero social, Livro didático de Língua portuguesaResumo
Resumo: As identidades são heterogêneas e estão em constante transformação, em articulação com fatores sociais, culturais, históricos e políticos. Com fundamentação na Linguística Aplicada, nos Estudos Culturais e nas discussões de gênero social, este texto apresenta um estudo qualitativo-interpretativo que analisou de que forma as identidades femininas são representadas em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa, destinada aos anos finais do ensino fundamental e aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2024). Os resultados apontam mudanças na forma como a identidade feminina é representada, especialmente pela presença de personagens femininas em posições de liderança, autonomia e protagonismo social. Desse modo, o estudo contribui para a reflexão sobre o papel do livro didático na formação de concepções de gênero e na construção de uma educação crítica.
Palavras-chave: Identidades femininas. Gênero social. Livro didático de Língua Portuguesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
