Identidade Feminina em Livro Didático de Língua Portuguesa

Autores

Palavras-chave:

Identidades femininas, Gênero social, Livro didático de Língua portuguesa

Resumo

Resumo: As identidades são heterogêneas e estão em constante transformação, em articulação com fatores  sociais, culturais, históricos e políticos. Com fundamentação na Linguística Aplicada, nos Estudos Culturais e nas discussões de  gênero social, este texto apresenta um estudo qualitativo-interpretativo que analisou de que forma as identidades femininas são representadas em uma coleção de  livros didáticos de Língua Portuguesa, destinada aos anos  finais do  ensino fundamental e aprovada  pelo Programa  Nacional do Livro e do Material  Didático (PNLD 2024). Os resultados apontam mudanças na forma como a identidade feminina é representada, especialmente pela presença de personagens femininas em posições de liderança, autonomia e protagonismo social. Desse modo, o estudo contribui para a reflexão sobre o papel do livro didático na formação de concepções de gênero e na construção de uma educação crítica.

Palavras-chave: Identidades femininas. Gênero social. Livro didático de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Silva de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Estudante do curso de Letras/ Libras/ Língua Estrangeira na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Jakeline Aparecida Semechechem, UFRB

Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores (CFP). Atualmente, é coordenadora do projeto de extensão Letramento Acadêmico-profissional: ações para a formação docente inicial e continuada (LAP) e orientadora no Programa Residência Pedagógica (UFRB/CAPES/ Edital 2022). É doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), na área de Estudos Linguísticos (linha de ensino e aprendizagem de línguas), com estágio de doutoramento na Universidade de Coimbra (UC/PT), mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. É membro dos grupos de pesquisa Letramento, etnografia, interação, aprendizagem e multilinguismo (UEM) e Alma Linguae: Variação e Contatos de Línguas Minoritárias (UFRGS). Desenvolve trabalhos no campo da Linguística Aplicada, contemplando temas como letramento, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multilinguismo, políticas linguísticas e formação de professores

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Lima, C. S. de, & Semechechem, J. A. (2025). Identidade Feminina em Livro Didático de Língua Portuguesa. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20743

Edição

Seção

Artigos