A Aplicabilidade dos Jogos Educacionais na Educação a Distância

Autores

Palavras-chave:

Modalidade Educacional, Tecnologias Digitais, Estratégias de Aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem por objetivo explicitar os fundamentos didáticos e tecnológicos dos jogos educacionais que se aplicam de forma estratégica em contextos de cursos na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que constrói, por meio de uma literatura de referência, uma reflexão sobre o tema. O referencial teórico retoma a base conceitual de Educação a Distância, alguns apontamentos normativos de sua legislação e culmina na reflexão sobre a aplicabilidade de jogos educacionais nessa modalidade. O resultado principal constatou que os jogos são importantes para o ensino e aprendizagem, motiva o estudante e traz engajamento, entretanto, na educação a distância, a integração dos jogos está atrelada à correta configuração no ambiente virtual, e da compreensão dos limites que podem ser alcançados no processo de aprendizagem, tendo em vista que a atividade é predominantemente individual, e com baixa interatividade entre os sujeitos da aprendizagem. Por esse motivo, deve haver a preocupação por parte do educador de equilibrar as atividades com jogos com outras que possibilitem as interações humanas.

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Biografia do Autor

Ivan Rodrigues da Silva, IFRN

IFRN

Abigail Noádia Barbalho da Silva, UFC

UFC

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Publicado

25-08-2025

Como Citar

Silva, I. R. da, & Silva, A. N. B. da. (2025). A Aplicabilidade dos Jogos Educacionais na Educação a Distância. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 294–304. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20542

Edição

Seção

Artigos