A Aplicabilidade dos Jogos Educacionais na Educação a Distância

Autores/as

Palabras clave:

Modalidade Educacional, Tecnologias Digitais, Estratégias de Aprendizagem

Resumen

Este trabalho tem por objetivo explicitar os fundamentos didáticos e tecnológicos dos jogos educacionais que se aplicam de forma estratégica em contextos de cursos na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que constrói, por meio de uma literatura de referência, uma reflexão sobre o tema. O referencial teórico retoma a base conceitual de Educação a Distância, alguns apontamentos normativos de sua legislação e culmina na reflexão sobre a aplicabilidade de jogos educacionais nessa modalidade. O resultado principal constatou que os jogos são importantes para o ensino e aprendizagem, motiva o estudante e traz engajamento, entretanto, na educação a distância, a integração dos jogos está atrelada à correta configuração no ambiente virtual, e da compreensão dos limites que podem ser alcançados no processo de aprendizagem, tendo em vista que a atividade é predominantemente individual, e com baixa interatividade entre os sujeitos da aprendizagem. Por esse motivo, deve haver a preocupação por parte do educador de equilibrar as atividades com jogos com outras que possibilitem as interações humanas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivan Rodrigues da Silva, IFRN

IFRN

Abigail Noádia Barbalho da Silva, UFC

UFC

Publicado

2025-08-25

Cómo citar

Silva, I. R. da, & Silva, A. N. B. da. (2025). A Aplicabilidade dos Jogos Educacionais na Educação a Distância. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 294–304. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20542

Número

Sección

Artigos