A Aplicabilidade dos Jogos Educacionais na Educação a Distância
Palabras clave:
Modalidade Educacional, Tecnologias Digitais, Estratégias de AprendizagemResumen
Este trabalho tem por objetivo explicitar os fundamentos didáticos e tecnológicos dos jogos educacionais que se aplicam de forma estratégica em contextos de cursos na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que constrói, por meio de uma literatura de referência, uma reflexão sobre o tema. O referencial teórico retoma a base conceitual de Educação a Distância, alguns apontamentos normativos de sua legislação e culmina na reflexão sobre a aplicabilidade de jogos educacionais nessa modalidade. O resultado principal constatou que os jogos são importantes para o ensino e aprendizagem, motiva o estudante e traz engajamento, entretanto, na educação a distância, a integração dos jogos está atrelada à correta configuração no ambiente virtual, e da compreensão dos limites que podem ser alcançados no processo de aprendizagem, tendo em vista que a atividade é predominantemente individual, e com baixa interatividade entre os sujeitos da aprendizagem. Por esse motivo, deve haver a preocupação por parte do educador de equilibrar as atividades com jogos com outras que possibilitem as interações humanas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
