O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto de Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16099

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino Remoto, Pandemia de COVID-19

Resumo

Esse estudo tem por objetivo avaliar o potencial didático e pedagógico do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto de Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19. Esse estudo se deriva da dissertação de mestrado intitulada “O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas”, defendida e aprovada no ano de 2020. A adoção da modalidade de ensino remoto pode afetar de maneira considerável pessoas que, no ensino presencial, já enfrentam historicamente dificuldades de acesso e permanência no ambiente educacional. A partir do trabalho remoto, cessam-se as possibilidades de troca de conhecimento de forma presencial, de modo que o trabalho docente passa a ser mais solitário, sendo realizado durante o cotidiano doméstico. Por outro lado, tem-se a oportunidade de ressignificar prática de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação possuem a capacidade de capacitar educadores e estudantes a utilizar recursos tecnológicos de maneira consciente sobre seus direitos e deveres no ambiente virtual, informando-os a respeito das potencialidades existentes a partir do uso das tecnologias digitais para aprender e ensinar, desenvolvendo a criatividade, habilidade de se comunicar e formular pensamentos científicos nos alunos.

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Publicado

2021-06-20

Como Citar

Bandeira, R. C. (2021). O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto de Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 133–144. https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16099

Edição

Seção

Relatos de experiência