Bakhtin visita a sociedade da hipercomunicação: a linguagem na EAD
Keywords:
Bakhtin. E‐learning. Hypercommunication.Abstract
The media teaching (Penteado, 2010), both in person as the distance
grows increasingly in the country. According to Bakhtin (2006), speech / dia‐
logue there is no communication failure, what are extraverbais elements that
arise from certain pragmatic situation, every statement should answer any
questions. According to Moran (2014), a good distance course or face that is
able to motivate the student by promoting dialogue and attitudes that excites
the student. Marshall (2014), the Society of hypercommunication, is forming
new scenarios in which all dialogue through different forms of digital languages. However, we can conclude that it is necessary to use communication as a form
of pedagogical mediation establishing a language that favors the characteris‐
tics of hypercommunication and production of meanings in the context of E‐
learning.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CRUZ, D. M. O professor midiático: a formação docente para a educação a distância no ambiente virtual da videoconferência. Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2001.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguisticas do circulo de Bakhtin/ Carlos Alberto Faraco – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra: 19ª edição. São Paulo. 2001.
JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygostsky e Benjamin/ Solange Jobim e Souza – Campinas – São Paulo: Papirus, 1994 – 11ª edição, 2008.
MARSHALL, Leandro. A Sociedade da Hipercomunicação. Intercom 2013. Diponível em:
http://portalintercom.org.br/anais/centrooeste2013/resumos/R36‐0301‐1.pdf. Acessado em 23 de Maio de 2014.
MORAN, José Manuel. O que é um bom curso a distância?. Disponível em:
www2.ufpel.edu.br/crm/pgl/computador/curso_distancia.doc. Acessado em 23 de Maio de 2014.
PENTEADO, Maira Teresinha Lopes. A Docência Midiática e a Compreensão da comunicação em Ambientes Digitais. Dissertação de Mestrado. UFSC. Florianópolis – SC. 2010. (Defendida em Banca em Novembro de 2010 mas não foi publicada).
SARTORI, Ademilde Silveira e ROESLER, Jucimara. Comunicação e educação a distância: algumas reflexões sobre a elaboração de materiais didáticos. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2003/texto13.htm. Acessado em
Novembro de 2007.
SOBRINHO, Carlos Alberto. Mediação digital e pedagógica. Teias: Rio de Janeiro, ano 4, nº7‐8, jan/dez, 2003
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.