Bakhtin visita a sociedade da hipercomunicação: a linguagem na EAD
Palabras clave:
Bakhtin. EAD. Hipercomunicação.Resumen
A docência midiática (Penteado, 2010), tanto presencial quanto a distância crescem cada vez mais no país. De acordo com Bakhtin (2006), no discurso/diálogo não existe falha de comunicação, o que há são elementos extraverbais que surgem de determinada situação pragmática, todo enunciado deve responder a alguma pergunta. Para Moran (2014), um bom curso a distância ou presencial é aquele capaz de motivar o aluno pelo diálogo e promover atitudes que entusiasme o estudante. Segundo, Marshall (2014), a Sociedade da Hipercomunicação, está formando novos cenários em que todos dialogam por meio das mais diferentes formas de linguagens digitais. Contudo, podemos concluir que é necessário utilizar a comunicação como forma de mediação pedagógica estabelecendo uma linguagem que favoreça as características da Hipercomunicação e a produção de sentidos no contexto da EAD.Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CRUZ, D. M. O professor midiático: a formação docente para a educação a distância no ambiente virtual da videoconferência. Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2001.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguisticas do circulo de Bakhtin/ Carlos Alberto Faraco – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra: 19ª edição. São Paulo. 2001.
JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygostsky e Benjamin/ Solange Jobim e Souza – Campinas – São Paulo: Papirus, 1994 – 11ª edição, 2008.
MARSHALL, Leandro. A Sociedade da Hipercomunicação. Intercom 2013. Diponível em:
http://portalintercom.org.br/anais/centrooeste2013/resumos/R36‐0301‐1.pdf. Acessado em 23 de Maio de 2014.
MORAN, José Manuel. O que é um bom curso a distância?. Disponível em:
www2.ufpel.edu.br/crm/pgl/computador/curso_distancia.doc. Acessado em 23 de Maio de 2014.
PENTEADO, Maira Teresinha Lopes. A Docência Midiática e a Compreensão da comunicação em Ambientes Digitais. Dissertação de Mestrado. UFSC. Florianópolis – SC. 2010. (Defendida em Banca em Novembro de 2010 mas não foi publicada).
SARTORI, Ademilde Silveira e ROESLER, Jucimara. Comunicação e educação a distância: algumas reflexões sobre a elaboração de materiais didáticos. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2003/texto13.htm. Acessado em
Novembro de 2007.
SOBRINHO, Carlos Alberto. Mediação digital e pedagógica. Teias: Rio de Janeiro, ano 4, nº7‐8, jan/dez, 2003
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.