Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17064

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Sequências didáticas, Sequências de formação, Rotas em educação linguística crítica para professores de inglês

Resumo

A reconfiguração de teorias e práticas já consolidadas faz parte do movimento teórico-científico que rege grande parte das pesquisas na contemporaneidade. No caso da corrente teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo em contexto brasileiro, pesquisadores das áreas de ensino de língua inglesa se propuseram a repensar o dispositivo conhecido como sequência didática para adaptá-lo – e até mesmo expandi-lo – de modo a suprir as necessidades de nosso contexto. Neste artigo, procuramos ilustrar tais adaptações e expansões, com foco principal naquelas que consideram o contexto de formação de professores. Primeiramente, buscamos solidificar um arcabouço referencial que sustenta concepções de língua e linguage (Bakhtin, 1981; 1986; Bronckart, 2007; Vygotsky, 1998) nas quais o Interacionismo Sociodiscursivo se baseia. Em segundo lugar, discorremos sobre os fundamentos da corrente assim como sobre as características basilares de seu dispositivo de ensino, a sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). Por fim, nos preocupamos em listar as (re)configurações e expanspropostas por pesquisadores em nosso território, como a sequência didática brasileira (Miquelante et al., 2017; Magalhães; Cristovão, 2018), a sequência de formação (Dolz; Gagnon, 2018; Francescon; Cristovão; Tognato, 2018) e as rotas em educação linguística crítica para professores de Inglês (Cristovão; Miquelante, 2021).

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Biografia do Autor

Paula Kracker Francescon, Universidade Estadual de Londrina

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2019/2014), graduada em Letras - Português / Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Atualmente, é professora colaboradora no Departamento de Letras Estrangerias Modernas da Universidade Estadual de Londrina. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (UEL/CNPq), Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, na área de Língua Inglesa. Tem interesse e experiência em pesquisas na área da Linguística Aplicada, com foco nos temas de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, gêneros textuais e letramentos.

Lucas Giacometti de Freitas, Universidade Estadual de Londrina; Universidade Estadual do Paraná - Apucarana

Tradutor Freelance e Professor com experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Inglesa e preparatórios internacionais. Formado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina e Doutorando em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, possui mais de dez anos de experiência com ensino de inglês para todos os níveis, preparatórios para certificados internacionais e tradução. Atualmente, atua como professor colaborador do colegiado de Letras Inglês da Unespar (Campus Apucarana).

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Francescon, P. K., & Freitas, L. G. de. (2023). Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original. Raído, 17(44), 107–129. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17064

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem