Justiça Social, vulnerabilidade e ensino de Língua Inglesa: o uso de sequências didáticas e possibilidades de articulação com o Interacionismo Socio-Discursivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17171

Palavras-chave:

Social justice; social vulnerability; social projects; socio-discursive interactionism, English teaching.

Resumo

O Interacionismo Socio-discursivo (ISD) ofereceu um terreno sólido para a pesquisa em Linguística Aplicada nas últimas décadas e permitiu que os pesquisadores investigassem diferentes aspectos do ensino de línguas (Bronckart, 2003; 2006; 2010; Cristovão; Stutz, 2011; Magalhães, Cristovão, 2018; entre outros). Como professores de Língua Inglesa (LI), afirmamos que ensinar esse idioma pode ser um meio de manter ou interromper injustiças sociais (Braga; Vóvio, 2015). Portanto, ensinar para a ação de linguagem na perspectiva do ISD implica no incentivo ao desenvolvimento da consciência crítica e na consciência das características textuais e contextuais dos usos da linguagem em um texto. Por isso, o objetivo deste artigo é apresentar três estudos em uma perspectiva ISD que abordaram temas semelhantes e discutir como eles convergem em termos da discussão que propõem sobre vulnerabilidade social, justiça social e ensino de inglês. Apresentamos algumas das possibilidades que a perspectiva do ISD oferece para um ensino de línguas que seja socialmente responsável e estimule os alunos a se manifestarem. Os resultados da análise mostram que há um terreno fértil para o desenvolvimento das Capacidades de Linguagem (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) quando questões polêmicas como justiça social e vulnerabilidade social fazem parte das atividades pensadas para o ensino de LI.

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Biografia do Autor

Débora Cristina Monteiro Pena, UEL

Professora colaboradora da Universidade Filadélfia de Londrina (UniFil). É mestre em Estudos da Linguagem pela universidade Estadual de Londrina (UEL) e Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (UNESP). Suas pesquisas têm com foco principal o ensino de Língua Inglesa com base em Gêneros textuais. Já trabalhou como professora de Inglês no Yázigi, Senac e no programa Paraná fala Idiomas na UEL. Neste último, ministrou cursos de Inglês para Fins Específicos e English as a Medium of Instruction (EMI). Fez parte do grupo de pesquisa Linguagem e Educação. Desenvolveu trabalho voluntário no Centro de Línguas e desenvolvimento de professores da UNESP/Assis, concomitantemente com estagiado no PIBID nos anos de 2015 e 2016. Participou do grupo de pesquisa Teletandem Brasil, no qual investigou a mediação no contexto de ensino em tandem online com bolsa CAPES. Também investigou as características do ensino de Português como lingua estrangeira e Português como Segunda Língua de forma independente. Trabalhou no Programa Paraná Fala Inglês no campus da Universidade Estadual de Londrina, ministrando cursos de Inglês para Fins Específicos e English as a Medium of Instruction (EMI). Foi docente titular no Escola de Idiomas do colégio Marista de Londrina e lecionou aulas para alunos do fundamental I

Felipe Trevisan Ferreira, UEL

Mestre em Estudos da Linguagem (2020) e licenciado em Letras - Língua Inglesa e Literaturas em Língua Inglesa (2016), ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Atuou como professor de língua inglesa no projeto GO Teach Russia na escola Plus em Krasnoyarsk, na região Siberiana da Rússia (2014-2015). É membro do grupo Linguagem e Educação (UEL) e professor assistente de língua portuguesa na University of Georgia (Athens/EUA) por meio do programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) da Fulbright. Foi bolsista da CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2013 - 2015) e pesquisador de Iniciação Científica pelo projeto Linguagem & Sociedade: possibilidades de participação social de grupos socialmente vulneráveis por meio da língua inglesa (2015). Possui interesse nas áreas de: novos letramentos, participação social, letramentos queer, sexualidade e gênero. 

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Lenharo, R., Pena, D. C. M., & Ferreira, F. T. (2023). Justiça Social, vulnerabilidade e ensino de Língua Inglesa: o uso de sequências didáticas e possibilidades de articulação com o Interacionismo Socio-Discursivo. Raído, 17(44), 299–317. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17171

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem