Formação para pesquisa nos cursos de licenciatura em Letras: pela transformação do ensino básico

Autores

  • Mirelle de Oliveira Freitas Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9380

Palavras-chave:

Educação básica. Ensino de língua. Formação científica. Licenciaturas. Linguística Aplicada.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo teórico acerca da importância da formação científica voltada à pesquisa nos cursos de licenciatura, para que, na educação básica, professores e alunos assumam autoria no processo de ensino e aprendizagem. Partimos do pressuposto de que o letramento científico do professor é fator preponderante para o desenvolvimento de um ensino voltado à observação, ao questionamento e à investigação, de modo a promover formação crítica e transformações sociais. Por isso a relevância da alfabetização e do letramento científico nas licenciaturas. A abordagem tomou como recorte os cursos de Letras com habilitação para o ensino de língua materna. Para as discussões, desenvolvidas a partir do campo indisciplinar de estudos da Linguística Aplicada, foram relevantes os trabalhos de Chassot (2016) e Demo (2006, 2015). Também, os estudos sobre letramento e alfabetização desenvolvidos por Kleiman (2005, 2006, 2008), na Linguística Aplicada, e Magda Soares (2009), na área da educação.

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Publicado

14.12.2018

Como Citar

Freitas, M. de O. (2018). Formação para pesquisa nos cursos de licenciatura em Letras: pela transformação do ensino básico. Raído, 12(30), 21–32. https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9380

Edição

Seção

LETRAMENTO CIENTÍFICO