Benjamin Constant e a propaganda educacional positivista: alguns apontamentos

Autores

  • João Carlos da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9453

Palavras-chave:

Benjamin Constant. Positivismo. Educação.

Resumo

Benjamin Constant Botelho de Magalhães (1836-1891), embora tenha participado diretamente do processo de constituição da república, ainda é pouco conhecido entre os historiadores da educação, não recebendo o devido tratamento pela historiografia educacional brasileira. Neste artigo discutimos Benjamin Constant, no limiar do século XIX, apresentado pela historiografia, especialmente entre os positivistas, como o Fundador da República. Verificamos a existência de estudos que centram abordagens biográficas, isto é, que se dedicam a enfatizar a trajetória histórica do autor com poucas referências sobre sua atuação no campo educacional.  Pairam dúvidas quanto à denominação mais adequada, entre o Benjamin Constant militar ou pedagogo, ou seja, homem da guerra ou educador.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

SILVA, João Carlos da. Benjamin Constant e a propaganda educacional positivista: alguns apontamentos. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 23, p. 176–191, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i23.9453. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9453. Acesso em: 18 nov. 2024.