Edições anteriores

  • Revisitando a “Carta Guarani Kaiowá”: repercussões, retomadas.
    v. 18 n. 45 (2024)

    Onze anos se passaram desde a publicação da “Carta Guarani Kaiowá”, em outubro de 2012, no site do CIMI, um “texto de denúncia de violação dos direitos humanos que maior impacto causou na sociedade brasileira da primeira década do século XXI”, segundo afirmação de Marilia Librandi (2014). Após terem a integridade de seus territórios tradicionais violada por uma série de ações governamentais, jurídicas e privadas ao longo das últimas décadas do século XX, período que coincide com a expansão da produção de soja no Mato Grosso do Sul, os Kaiowá pediam que o governo brasileiro providenciasse a devolução ou os enterrasse de vez na terra em que sempre viveram, já que o seu teko (modo de viver ancestral) havia sido desrespeitado. Tal posicionamento gerou uma verdadeira comoção nacional, desde manifestações em cidades país afora até o poema Totem, de André Vallias, comoção amplificada pela imprensa e pelo uso crescente das mídias sociais. Dois anos depois da publicação, o referido texto de Librandi viria a questionar os paradigmas de inclusão e de exclusão de textos indígenas na formação da literatura Brasileira, e reivindicar que a “Carta Guarani Kaiowá” fosse lida e discutida também como como texto literário. Levando tais fatos em consideração, este dossiê da Revista Raído – publicada no mesmo município em que ainda vive a maioria dos Kaiowá ­– quer revisitar a “Carta” e as suas repercussões, convidando especialistas em literatura e em questões indígenas a se manifestarem sobre a retomada do território discursivo e analítico sobre a questão Kaiowá e sobre as múltiplas relações entre literatura e cosmologias indígenas. Usamos aqui o termo retomada pensando em tekoharã, nome usado pelos atuais Kaiowá para nomear territórios tradicionais em litígio judicial, litígio que historicamente vem prejudicando os Kaiowá e outros povos indígenas no MS e no Brasil. Assim sendo, esperamos contribuições que também ajudem a pensar que a literatura brasileira também é um território em litígio, no qual as vozes indígenas e afrodescendentes foram muitas vezes silenciadas em nome de conceitos eurocêntricos de literatura.

  • Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem
    v. 17 n. 44 (2023)

    A (sub)área Linguística Aplicada desenvolve suas pesquisas em torno da linguagem em diversos contextos sociais, abrangendo diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Dentre essas, podemos destacar a constituição identitária, a aprendizagem e/ou o ensino de língua(s) (primeira, adicionais e/ou segunda), a produção e implementação de ferramentas/artefatos para a aprendizagem, o estudo do uso de instrumentos psicológicos e simbólicos em diferentes práticas sociais, a formação inicial e continuada de professores, as abordagens metodológicas, a construção de saberes e desenvolvimento de capacidades, interações e suas relações com a aprendizagem e/ou com o desenvolvimento humano. O grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED), criado em 2002, sob a liderança da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, foi cadastrado na Universidade Estadual de Londrina e no diretório do CNPq, com foco no desenvolvimento de trabalhos de investigação na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras, com base fulcral no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), da Escola de Genebra e de suas expansões pela Escola Brasileira do ISD. Por anos, o LED teve foco nas análises (construção de modelos didáticos) de gêneros como megainstrumentos para o ensino, bem como no uso de sequências didáticas para a aprendizagem de línguas e também na formação de professores de línguas com o uso de procedimentos de reflexividade como as autoconfrontações, a socialização de diários, o grupo focal, os relatos reflexivos, para nomear apenas alguns. Com a proposição de novos projetos guarda-chuvas, ampliou-se a articulação do ISD com outras perspectivas teórico-metodológicas para tratar de questões como educação ambiental, letramento ambiental, educação linguística crítica,  educação crítico-transformadora de professores e, mais recentemente, letramentos acadêmico-científicos. Para isso, pesquisas do grupo têm proposto a expansão de conceitos, a definição de categorias analíticas, a ampliação de articulações conceituais, bem como o trabalho intenso para a consolidação de uma rede que integra a pesquisa, a extensão e o ensino. Nesse dossiê comemorativo dos 21 anos do LED, acolhem-se artigos, ensaios, retrospectivas, relatos de pesquisa que abordem temáticas investigadas pelo grupo e apresentem saberes construídos na vultosa Ciência da Linguagem.

     

    Organizadores do Dossiê: Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL/CNPq) , Andérbio Márcio Silva Martins (UFGD) e Luísa Álvares Pereira (UA – Portugal) 

  • Colóquio de Literatura fantástica
    v. 17 n. 43 (2023)

    Organizador: Gregório Foganholi Dantas (UFGD)

    Esse Volume reúne alguns convidados dos Colóquios de Literatura fantástica. Nele, assumimos o “fantástico” como um espaço amplo, onde pudesse ser discutido o insólito ficcional em suas diversas manifestações.

    Acesse também:

    Fale Aí | II Colóquio de Literatura Fantástica da UFGD - YouTube

    https://www.youtube.com/watch?v=LDDCvMCSdF4

  • Cinema e Literatura: práticas poéticas
    v. 16 n. 41 (2022)

    Convidamos pesquisadores, estudantes de pós-graduação e especialistas, a submeterem trabalhos críticos sobre cinema contemporâneo, literatura contemporânea ou acerca de sua relação. Os trabalhos devem focalizar aspectos que enfatizem a dimensão sócio-política da criação poética. Tendo em vista a recente produção literária e cinematográfica latino-americana, observamos que diversos temas políticos vêm sendo colocados em primeiro plano, na medida em que a arte responde às contradições estruturais da sociedade, exacerbadas em momentos de crise econômica e social, como o que vivemos atualmente. Partindo da premissa jamesoniana, segundo a qual “todos os artefatos culturais devem ser lidos como resoluções simbólicas das verdadeiras contradições políticas e sociais" (JAMESON, 1992, p. 73), compreendemos que todas as narrativas guardam um inconsciente político que pode ser recuperado pela análise crítica, atenta à gênese histórica das obras. Em outra via, a perspectiva pós-estruturalista de inspiração deleuziana enseja compreender os artefatos estéticos como constituintes do saber contemporâneo, o que nos leva a considerar a desnaturalização dos modos de pensamento como resultado da experiência estética. Este cenário estético de mídias cada vez mais híbridas, ao ser considerado à luz do avanço das tecnologias da comunicação, demonstra o quanto se faz necessário desvelar os mecanismos ideológicos e/ou relações de poder que permeiam a vida social.

  • Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada
    v. 16 n. 40 (2022)

    Organizadores

    Edilaine Buin – UFGD/CNPq

    Tânia Guedes Magalhães – UFJF

    Wagner Rodrigues Silva – UFT/CNPq

     

    Sob o olhar de Linguistas Aplicados, a coletânea foi proposta para reunir (a) pesquisas sobre ensino de português como língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental e (b) experiências educativas enfrentadas por Linguistas Aplicados na formação de professoras de Língua Portuguesa em Licenciaturas em Pedagogia, realçando-se desafios atrelados ao atual contexto social, ao currículo do referido curso, ao perfil das acadêmicas e ao trabalho/convívio com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, considerando-se a predominância de profissionais graduados em Educação/Pedagogia. A proposta da coletânea se justifica pela escassez de publicações sobre o ensino de português como língua materna para o Ensino Fundamental I, bem como sobre a formação de professoras de Língua Portuguesa nas Licenciaturas em Pedagogia, caracterizadas como cursos generalistas e com alguma fragilidade no trabalho com objetos de ensino específicos, atrelados aos componentes curriculares da escola básica.

  • Raído
    v. 15 n. 39 (2021)

  • v. 14 n. 35 (2020)

    Dossiê Política e sociedade na literatura de autoria de mulheres
  • v. 14 n. 34 (2020)

    Estudos de cultura contemporâneas e i(n)dentidades: interfaces brasileiras e sul-americanas
  • v. 12 n. 29 (2018)

    Do fantástico e seus arredores – Narrativas do insólito em literaturas de língua portuguesa
  • Número especial. Dossiê Literatura, Imagem, Técnicas.

    v. 11 n. 28 (2017)

    Número especial. Dossiê Literatura, Imagem, Técnicas.
  • v. 10 n. 22 (2016)

    Número especial. Brasil e Portugal: diálogos literários e culturais
  • v. 8 n. 16 (2014)

    n. 16  - número especial. Linguística e Linguística Aplicada.
  • v. 6 n. 12 (2012)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD - Dourados, v. 6, n. 12, jul./ dez. 2012.
  • v. 6 n. 11 (2012)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD - Dourados, v. 6, n. 11, jan./jun. 2012.
  • v. 5 n. 9 (2011)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

  • v. 4 n. 8 (2010)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

  • v. 4 n. 7 (2010)

    Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD
  • v. 3 n. 6 (2009)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras

    da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

    Dourados, v. 3, n. 6, jul./dez. 2009.

  • v. 3 n. 5 (2009)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras

    da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

    Dourados, v. 3, n. 5, jan./jun. 2009.

  • v. 2 n. 4 (2008)

    A Revista Raído é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Destina-se à publicação de pesquisas da área de Letras, Lingüística e Artes e suas interfaces interdisciplinares.

  • v. 2 n. 3 (2008)

    A Revista Raído é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Destina-se à publicação de pesquisas da área de Letras, Lingüística e Artes e suas interfaces interdisciplinares.

  • v. 1 n. 2 (2007)

    A Revista Raído é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Destina-se à publicação de pesquisas da área de Letras, Lingüística e Artes e suas interfaces interdisciplinares.