Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Pular para os anúncios
Ir para a edição atual
Ir para o rodapé
Open Menu
Raído
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UFGD
Cadastro
Acesso
Anúncios
NOVA PUBLICAÇÃO
03.09.2024
Saiba mais
Saiba mais sobre NOVA PUBLICAÇÃO
Edição Atual
v. 19 n. 48 (2025): Olhares cruzados sobre a escrita universitária
Publicado:
13.12.2025
Apresentação
Apresentação
Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Inês Signorini, Luciani Tenani, Johannes Angermuller
8-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20976
Eixo 1
O gênero relatório de estágio como catalisador de uma escrita implicada: valorações sobre o ser e o fazer docente no campo do estágio
Pollyanne Bicalho Ribeiro, Joaquim Junior da Silva Castro, Francisco Rogiellyson da Silva Andrade
13-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20246
A (re)escrita de resenhas críticas por estudantes do profis: enfoque argumentativo
Renata Palumbo, Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Anderson Carnin
32-52
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20307
Representações de universitários sobre leitura e produção de textos acadêmicos
Eliana Merlin Deganutti de Barros, Adair Vieira Gonçalves
53-73
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20312
Reflexividade crítica e(m) práticas de letramentos acadêmico-científicos: representações do fazer científico da perspectiva de pós-graduandos em humanidades
Juliana Alves Assis, Fabiana Komesu, Ada Magaly Matias Brasileiro
74-93
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20462
Reflexões sobre práticas de letramento acadêmico-científico por pesquisadores e professores em formação
Emerson de Pietri
94-113
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20463
O papel da escrita acadêmica na formação de professores de português como língua não materna
Patricia Hilda Franzoni , Germán Correa, María José Silva Leite
114-130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20466
Eixo 2
Entre autores: a noção de “transformação” dos letramentos acadêmicos em pesquisas no Brasil
Flávia Danielle Sordi Silva Miranda, Raquel Salek Fiad
131-151
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20308
Letramento acadêmico e memória discursiva: um estudo sobre o dizer docente a respeito da escrita
Pedro Augusto Pereira Brito, Cristiane Carneiro Capristano
152-172
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20319
Escreve-se como ensaio, publica-se como artigo? Hibridização e padronização na escrita acadêmica
Karina Menegaldo
173-194
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20331
Ações e atos de universitários formadores de professores: a pesquisa como discurso
Ludmila Thomé de Andrade
195-213
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20341
Eixo 3
Relação entre anotação e desempenho de leitura no ensino superior
Paula Ávila Nunes, Roberlei Alves Bertucci
214-238
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20263
O uso do chatgpt como estratégia de avaliação na universidade: mobilizando os processos de conhecimento dos multiletramentos
Petrilson Pinheiro, Débora Arruda, Edson Pinheiro
239-256
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20310
Debates assincronos em linha para ensinar pensamento crítico a estudantes de psicologia
Jean-Marc Meunier
257-277
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20320
Modalidade, polaridade e legibilidade em resumos académicos: uma análise comparativa multidisciplinar
Sílvia Araújo, Micaela Aguiar
278-295
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20339
Práticas de letramentos acadêmicos com podcasts em letras: a heterogeneidade de vozes discursivas na escrita de roteiros
Adriana Fisher, Arnalda Dobric, Thais de Souza Schlichting, Camila Grimes
296-315
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20464
Entrevistas
Escrita, ação e autonomia na linguística e na história: um diálogo interdisciplinar sobre os usos sociais da escrita
Cristian Imbruniz
316-337
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20321
Agradecimento
Agradecimento
Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Inês Signorini, Luciani Tenani, Johannes Angermuller
PDF
Ver Todas as Edições
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Artigos mais lidos
Nísia Floresta: uma voz oculta na literatura brasileira
1337
Os desafios da escrita feminina na história das mulheres
976
Estágio supervisionado e ensino de Língua Portuguesa: reflexões no curso de Letras/Português da UFPB
814
Aspectos morfológicos da Libras: reflexões necessárias sobre o processo de formação de sinais
748
O Amor Cortês – suas origens e significados
665
Revista preservada em:
indexadores