Reflexões histórica e epistemológica da demonstração da lei dos senos e seus possíveis obstáculos ao conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13185

Palavras-chave:

Demonstrações Matemáticas. Lei dos Senos. Obstáculos Epistemológicos.

Resumo

Os estudos sobre trigonometria impulsionam discussões que fomentam inúmeras pesquisas na área da Educação Matemática. Assim, levantou-se a hipótese da existência de obstáculos no processo de construção da demonstração da Lei dos Senos. Nesta pesquisa, são apresentados os resultados de uma investigação que teve por objetivo refletir sobre o cenário histórico e epistemológico da demonstração da Lei dos Senos destacando os pontos de inércia e lentidões (obstáculos epistemológicos) associados à concepção deste conteúdo. Para a condução metodológica foi desenvolvida uma análise histórica e epistemológica para compreender o contexto e os obstáculos referentes ao conhecimento estudado. O arcabouço teórico apoiou-se nos conhecimentos sobre a história da matemática e dos estudos referente aos obstáculos epistemológicos. Da investigação, constatou-se a necessidade em estudar os marcos a respeito da Lei dos Senos pois os indícios demarcados na história da matemática apresentam poucos elementos para investigação desse campo do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Ponciano dos Santos, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (PPGECIMA/UFS - 2019), sendo bolsista FAPITEC. Pós-Graduando em nível Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Alagoinhas/BA (IF Baiano). Pós-Graduado em nível Lato Sensu em Ensino de Matemática pela Faculdade Futura (2018). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2016). Atualmente é professor efetivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e tutor a distância do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atuou como professor da Faculdade Jardins. Atua como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) liderado pelo Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud e do Grupo de Pesquisa Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) liderado pela Profa. Dra. Denize da Silva Souza e pela Profa. Dra. Georgiane Amorim Silva. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática pelo Instituto Federal de Sergipe (neuroMATH/IFS) liderado pelo Prof. Dr. Laerte Silva da Fonseca e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Federal de Sergipe (EDUCON/UFS) liderado pela Profa. Dra. Veleida Anahi da Silva e pelo Prof. Dr. Bernard Charlot. Tem experiência na área de Matemática, Didática da Matemática e Neurociência Cognitiva, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Didática da Matemática e Ensino de Matemática.

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Pós-Doutorado e Doutorado em Educação Matemática (UNIAN/SP, UCB/Lyon 1-FR). Professor Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe (IFS/Campus Aracaju). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Editor-chefe de "Caminhos da Educação Matemática em Revista" (Impressa e Online, REITORIA/PROPEX/IFS). Coordenador do GEPEM  – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFS). Coordenador do neuroMATH – Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática (IFS).

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política e Sociedade (PUC/SP). Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe (DMA/UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA/UFS).

Referências

Almouloud, S. A. (2007). Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR.

Bachelard, G. (1996). A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto.

Boyer, C. B. (2012). História da matemática. (E. F. Gomide, Trad.) São Paulo: Edgard Blücher.

Domingues, H. H. (setembro de 2002). A demonstração ao longo dos séculos. Bolema, 15, 55-67.

Euclides. (2009). Os Elementos. (I. Bicudo, Trad.) São Paulo: UNESP.

Eves, H. (2004). Introdução à história da matemática. (H. H. Domingues, Trad.) Campinas: UNICAMP.

Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2009). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos (3ª ed.). Campinas/SP: Autores Associados.

Fonseca, L. S. (2011). Aprendizagem em trigonometria: obstáculos, sentidos e mobilizações. São Cristóvão: UFS.

Fonseca, L. S. (2012). Funções trigonométricas: elementos "de" & "para" uma Engenharia Didática. São Paulo: Livraria da Física.

Fonseca, L. S. (2015). Tese de doutorado. Um estudo sobre o ensino de funções trigonométricas no ensino médio e no ensino superiro no Brasil e França, 495. São Paulo: Universidade Anhanguera de São Paulo.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar um projeto de pesquisa (4ª ed.). São Paulo: Atlas.

Iezzi, G. (2004). Fundamentos de matemática elementar 3: trigonometria (8ª ed.). São Paulo: Atual.

Lima, E. L., Carvalho, P. C., Wagner, E., & Morgado, A. C. (2010). Temas e problemas. Rio de Janeiro: SBM.

Lima, E. L., Carvalho, P. C., Wagner, E., & Morgado, A. C. (2012). A matemática para ensino médio (10ª ed., Vol. 1). Rio de Janeiro: SBM.

MEC, M. d. (18 de dezembro de 2009). Resolução n. 150. Aprova alterações no Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação em Matemática habiltação Licenciatura Diurno (curso 150) e Noturno (curso 152) e da outras providências. São Cristóvão, Sergipe, Brasil: Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Sergipe.

Santos, M. P. (2019). Expectativas neurocognitivas da atenção em uma sequência de ensino para a habilitação do raciocínio axiomático durante a aprendizagem da demonstração da Lei dos Senos. Dissertação, 144. São Cristóvão, Sergipe, Brasil: Universidade Federal de Sergipe.

Silva, I. C., & Pereira, A. C. (13-16 de julho de 2016). XII Encontro Nacional de Educação Matemática. O estudo de fontes históricas: o caso do problema 56 do papiro de Rhind para o estudo de pirâmides. São Paulo, São Paulo, Brasil: SBEM. Fonte: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7046_3948_ID.pdf.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Santos, M. P. dos, Fonseca, L. S. da, & Santos, I. B. dos. (2021). Reflexões histórica e epistemológica da demonstração da lei dos senos e seus possíveis obstáculos ao conhecimento. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(3), 162–178. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13185

Edição

Seção

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores