O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13607

Palavras-chave:

História da educação matemática, Exames de Madureza, Manoel Jairo Bezerra.

Resumo

Este artigo dialoga com uma pesquisa de mestrado em andamento no PPGECT-UFSC, assim como, continuação de um estudo que investigou as orientações pedagógicas e didáticas no ensino de fração vistas nas obras do Professor Manoel Jairo Bezerra. Desse modo, tem-se por objetivo elucidar a matemática a ensinar e matemática para ensinar fração apreendidas nas produções de Bezerra, através das materialidades do Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular ao responder a questão norteadora: Quais foram as orientações didático-pedagógicas propostas por Bezerra para o ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade da Cultura Popular? Salienta-se que, este trabalho de cunho histórico lastreia nos estudos provindos da História Cultural e, as interlocuções teórico-metodológicas utilizam os conceitos de matemática a ensinar e matemática para ensinar. Em síntese, infere-se que as orientações propostas por Bezerra para o ensino de fração acompanharam as produções do docente ao longo do espaço-tempo.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Gregorio, J. M. da C., Domingues, J. M., & Costa, D. A. da. (2021). O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(3), 03–24. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13607

Edição

Seção

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores