Alfabetização Cartográfica: uma proposta metodológica para o ensino de Geografia

Autores

  • Lucimar Marques da Costa Garção
  • Shirley Kelly Cândida de Melo

Palavras-chave:

Alfabetização Cartográfica, Mapa, Lugar, Localização

Resumo

Partindo da preocupação com o ensino de Geografia na educação básica, o desenvolvimento do projeto tende a possibilitar maior articulação entre os conteúdos da Geografia que estão disseminados na cartografia, com vistas a proporcionar a qualidade do processo ensino/aprendizagem. Objetiva-se desenvolver no aluno participante a possibilidade de ler, comparar, analisar e interpretar o mapa e nesse sentido percebê-lo não apenas como uma figura ou imagem. O projeto será executado em cinco etapas: na primeira far-se-á a preparação dos acadêmicos do curso de Geografia que serão os colaboradores no desenvolvimento do projeto. O segundo momento, já na escola de aplicação, consiste em mostrar a importância do conhecimento cartográfico no cotidiano escolar do aluno do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, na disciplina de Geografia. Na terceira etapa, serão expostas algumas ferramentas importantes que corroboram no conhecimento da linguagem cartográfica, bem como toda a semiologia gráfica utilizada num mapa. No quarto momento serão apresentadas as etapas de construção de um mapa por meio da utilização do Geoprocessamento. Na etapa seguinte, será feito o relatório de experiência dos alunos participantes do projeto. Até o momento percebeu-se como resultado a melhoria das notas/médias dos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, onde o projeto é executado, sendo percebida ainda a melhora na disciplina e na participação durante as aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In CASTROGIOVANNI, Antonio (org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Ed. Mediação. Porto Alegre, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G. GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2.ed. Cortez, São Paulo, p.53-79, 2002.

RODRIGUES, S. C.; SOUZA, L. H. de F. Comunicação gráfica: bases conceituais para o entendimento da linguagem cartográfica. Revista GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, n. 23, p. 65 - 76, 2008.

Downloads

Publicado

2015-08-17

Como Citar

Garção, L. M. da C., & Melo, S. K. C. de. (2015). Alfabetização Cartográfica: uma proposta metodológica para o ensino de Geografia. RealizAção, 2(3), 47–54. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/5547

Edição

Seção

VI SEREX - SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO DO CENTRO-OESTE