Doe sangue, doe vida: uma ação de extensão para a desmistificação e estimulação à doação de sangue em Dourados, MS
Palavras-chave:
Campanha , Extensão , HemocentroResumo
O Programa de Educação Tutorial do curso de Biologia locado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), MS desenvolve diversos projetos de caráter social, no qual pode-se destacar a atividade “Doe Sangue, Doe Vida”, que buscou estimular a doação voluntária e desmistificar os assuntos referente a doação. A atividade ocorreu em duas etapas, sendo a primeira etapa composta por uma palestra explicativa e a outra etapa pela doação. As palestras explicativas aconteceram na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da UFGD e as doações aconteceram no hemocentro de Dourados, MS. Na primeira etapa, participaram 35 estudantes enquanto que 19 estudantes participaram na segunda etapa. Foi possível observar que as dúvidas sobre a doação foram esclarecidas e com isso despertou-se o interesse na doação voluntária. O objetivo principal da atividade foi atingido, porém o número de participantes ainda foi considerado baixo, com isso, será buscado ampliar o número de campanhas realizadas durante o ano e intensificar as divulgações das campanhas.Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
GONÇALVES, Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, v. 33, n. 3, p. 1229-1256, 2015.
MOITA, F.M.G.S.; ANDRADE, F.C.B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41,p.269-280. 2009.
SCHEIDEMANTEL, S. E.; KLEIN, R.; TEIXEIRA, L. I. A importância da extensão universitária: o projeto construir, 2004. 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2004.
MENDONÇA, S.; SILVA, P. Extensão Universitária: Uma nova relação com a administração pública. Extensão Universitária: ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo, v. 3, p. 29-44, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde, 2017.
WHO. Towards 100% voluntary blood donation: a global framework for action, 2010.
BELATO, D.; WEILLER, T.H.; OLIVEIRA, S.G.; BRUM, D.J.T.; SCHIMITH, M.D. Perfil dos doadores e não doadores de sangue de um município do sul do Brasil. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 1, n. 2, p. 164-173, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Paulo César Pereira dos Santos, Claudemir Augusto Garcia Fioratti, Elizabeth Renata Silva, Rosicléia Matias Silva, Gabriela Brito Silva, Mariele Romana Torgeski, Alana Elke do Nascimento Correa, Caio Augusto Mussury Silva, Rosilda Mara Mussury
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.