Pantanal em cena: explorando a cultura do mato grosso do sul por meio de um jogo digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17712

Palavras-chave:

Cultura, Jogo, Pantanal

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento do jogo digital "Capivara Ninja", uma inovadora iniciativa que tem como objetivo explorar e apresentar a rica cultura do Pantanal Sul-Mato-Grossense. O jogo oferece aos jogadores uma experiência envolvente e educativa, mergulhando-os em um universo cultural autêntico e multifacetado. Com base em uma pesquisa multidisciplinar, colaboração com especialistas e uma abordagem interdisciplinar, "Capivara Ninja" cativa os jogadores com uma narrativa envolvente que abrange tradições culturais, línguas, influências históricas e a ecologia única do Pantanal. Além de celebrar a cultura da região, o jogo também promove a conscientização ambiental, destacando a interconexão entre cultura e ambiente. Ao adotar uma abordagem lúdica, "Capivara Ninja" torna a aprendizagem interativa e envolvente, tornando-se uma ferramenta valiosa para a educação e a promoção da cultura do Pantanal. Com potencial para evolução contínua e uma abordagem multidisciplinar exemplar, o jogo representa uma maneira inovadora de desvendar e celebrar as riquezas culturais do Pantanal Sul-Mato-Grossense, inspirando uma apreciação mais profunda dessa região única.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Gonçalves Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados - Área: Informática/Desenvolvimento e Desenvolvimento Web/Design Gráfico. Bacharel em Engenharia da Computação com ênfase em Automação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2014). Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IF Goiano (2021). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com linha de pesquisa voltada para Sistemas Computacionais e Dispositivos Aplicados à Saúde (2017). Doutora em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com linha de pesquisa voltada para Métodos Teórico-Computacionais em Ciência de Materiais.

André Suehiro Matsumoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras -UEMS/UFRN (CAPES 4), área de concentração em Linguagens e Letramento, atuando nos seguintes temas: gêneros discursivos, Círculo de Bakhtin, leitura, gênero propaganda/publicidade e ensino de língua . Especialista em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais. Especialista em Letras - Estudos Linguísticos. Graduado em Letras - Habilitação Português/Inglês - Licenciatura - da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS),unidade de Dourados. Desenvolveu, como bolsista de extensão da UEMS, ações multidisciplinar e interdisciplinar, no campo de ensino/aprendizagem, baseadas em projetos de ensino da educação básica. Participante do Projeto de Pesquisa/UEMS ??Educação Escolar: identidade e alteridade ??, em 2009. Bolsista de Iniciação Cientifica da FUNDECT (março/2010 a março/2011), com o projeto de pesquisa na área de Sociolinguística Variacionista. Colaborador no projeto de pesquisa da UEMS " TEXTO HUMORÍSTICO: a importância da escolha vocabular para a construção do sentido", de 2010 a 2011. Aprovado em processo seletivo, do IFMS ? Campus Nova Andradina, para professor de Língua Portuguesa/Inglês, em 2011. Aprovado em segundo lugar no concurso público SAD/SED ? MS - 2011 para professor de Língua Portuguesa/Literatura, conforme o edital no. 19, publicado no DOE-MS 8110. Aprovado no concurso público de provas e títulos SAD/SED/2013, com 76,5, em segundo lugar, para professor de Língua Portuguesa/Literatura. Professor de Comunicação e Expressão no curso Instalador e Reparador de Redes de Computadores oferecido pelo PRONATEC - PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO, em 2013. Aprovado em Concurso Público para provimento de cargos do Magistério Federal, na categoria funcional de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Quadro de Pessoal Permanente do IFMS, Área de Língua Portuguesa, quinto lugar, conforme DOU 27/05/2014. Participante do Grupo de Pesquisa/CNPq/UEMS: Linguagem e Ensino (2013-2015). Participou do Curso de Avaliação e Qualificação de Avaliadores do ENEM - 2014. APROVADO NA AVALIAÇÃO DO CURSO DE GESTÃO PARA O PROCESSO ELETIVO DE DIRETORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO/2015 (Apto para concorrer à direção de unidade escolar da rede estadual de MS). Tem publicações nos seguintes temas: Linguística/Sociolinguística, Ensino de Língua/Linguagens, Gênero discursivo propaganda e Inclusão. Tutor do Curso de Formação Continuada Híbrida "Ensino Médio: Diálogos, Abordagens Práticas e Perspectivas Desafiadoras - Área de Linguagens" pela SED-MS.

Anderson Luiz Bazzotti Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2018). Tem experiência na área de Jogos Digitais, com ênfase em Modelagem 3D e Programação.

Antônio César Ferreira Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Sidronio Antunes de Andrade(2019). Atualmente é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Daniel Santos da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Franclei Barnabé dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui graduação em Licenciadura Plena (Habilitação Inglês Português) pela Universidade Federal da Grande Dourados(2006) e especialização em Gestão do Sistema prisional e Gerenciamento de Cri pela Faculdade de Selvíria(2011).

Lucas Lins Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Presidente Tancredo Neves(2015). Tem experiência na área de Ciência da Computação.

Maysa Ayumi de Souza Konno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pela E.E Presidente Vargas(2018)

Pedro Augusto Rocha da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupela ST.Joseph's Catholic Primary and Nursery(2015), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Fundação Bradesco(2014), ensino-fundamental-primeiro-graupela Saint John Bosco College(2016), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Curso Colégio Progressão Marechal(2018) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio João XXIII(2020). Tem experiência na área de Ciência da Computação.

Referências

ANDRÉ, Janaína Silva. TRINCA SOCIAL: o designer como mediador no processo de aprendizagem. Dissertação (Mestrado). Design. Universidade de Brasília – UnB. Brasília. 2015.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. São Paulo: Pontes, 1989.

CHARAUDEAU, P.;MAINGUENEAU,D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GOMES, M. P. Antropologia: ciência do homem, filosofia da cultura. São Paulo: Contexto, 2009.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da Cultura. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

MONTEIRO, J. L. Para compreender Labov. Petrópolis: Vozes, 2000.

PESAVENTO, S. J. A cor da alma: ambivalências e ambigüidades da identidade nacional.EnsaiosFEE, PortoAlegre, v20, n.1, p.123-133, 1999.

SAVI, Rafael. Avaliação de jogos voltados para a disseminação do conhecimento, 2011.

SOFFNER, Renato Kraide. As Tecnologias da Inteligência e a Educação como Desenvolvimento Humano. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2005.

TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 2007.

WOODWARD, K, Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.p.7-72.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Fernandes, F. G., Matsumoto, A. S., Santos, A. L. B., Braga, A. C. F., Silva, D. S. da, Santos, F. B. dos, … Silva, P. A. R. da. (2023). Pantanal em cena: explorando a cultura do mato grosso do sul por meio de um jogo digital. RealizAção, 10(20), 120–142. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17712

Edição

Seção

Artigos