História da Escola SEI - Serviço de Educação Integral em Dourados–MS: A voz da comunidade escolar
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15134Palavras-chave:
História da instituição, Educação, Memória, História oralResumo
Este artigo propõe compreender a instituição escolar como um espaço capaz de proporcionar múltiplas experiências, e também refletir sobre como a estrutura escolar se relaciona com o desenvolvimento social, político e pessoal dos indivíduos na sociedade. Assim, consideramos a história e a memória de uma instituição escolar, desde sua infraestrutura até os espaços educacionais mais subjetivos, e as relações estabelecidas com seus participantes. Para tanto, escolhemos a Escola Serviço de Educação Integral - SEI, fundada em 1980 e ainda atuante na História da Educação da cidade de Dourados e região. Metodologicamente, realizamos leituras de referências sobre essa temática, coleta e análise de documentos nos arquivos da escola, bem como a utilização da técnica de entrevista por meio da história oral, com indivíduos que atuaram/atuam ou estabelecem algum tipo de relação com a trajetória da instituição, a fim de mapear a trajetória da referida escola como lugar físico e social e também compreender o que ela representa para o campo da educação nesses quase 40 anos de formação. Entendemos que o conceito de instituição, pautado no cotidiano da Escola SEI e nos relatos obtidos, engloba uma escola responsável, preocupada em proporcionar educação de qualidade por gerações e que vem construindo um legado histórico, familiar e social, pois na percepção da escola o que educa não é somente o lado instrucional, mas também o progresso pessoal e social de cada indivíduo que por ali passa.
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