História da Escola SEI - Serviço de Educação Integral em Dourados–MS: A voz da comunidade escolar
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15134Palavras-chave:
História da Instituição. Educação. Memória. História Oral.Resumo
O presente artigo propõe compreender a instituição escolar como um espaço capaz de proporcionar múltiplas experiências, e também refletir sobre o modo como a estrutura da escola está relacionada ao desenvolvimento social, político e pessoal dos indivíduos em sociedade. Assim, consideramos a história e a memória de uma instituição escolar, desde sua infraestrutura até os espaços educativos mais subjetivos, e as relações estabelecidas com seus participadores. Para tanto, elegemos a Escola Serviço de Educação Integral - SEI, fundada em 1980 e até o presente continua atuante na História da Educação do município de Dourados e região. Metodologicamente realizamos leituras de referências desta temática, coleta e análise documental nos arquivos da escola, tal como o uso da técnica de entrevistas por meio da história oral, com indivíduos que atuaram/atua ou estabelecem algum tipo de relação com a trajetória da instituição, no intuito de mapear a trajetória da referida escola como lugar físico, social e também compreender, o que ela representa para o campo da educação nestes quase 40 anos de formação. Compreendemos que o conceito de instituição, a partir do cotidiano da Escola SEI e dos relatos obtidos, abarca uma escola responsável e preocupada com uma formação de qualidade para as gerações e vem construindo um legado histórico, familiar e social pois na percepção da escola o que educa não é só o lado instrucional, mas também o progresso pessoal e social de cada indivíduo que por ali passa.Downloads
Referências
AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. (org). Usos e abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006.
BOTO, Carlota. A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por escrito. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.61, pp.378-397. ISSN 1678-7110. https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100008.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº
692/1971. Brasília: 1971.
BRAZ, Luana Tainah Alexandre. O curso de Magistério na Escola SEI- Serviço de Educação Integral em Dourados-MS. In: Anais Semiedu 2019 Debates sobre educação, pesquisa e inovação, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://www.ufmt.br/ingresso/images/upload/publicacoes/ANAIS. Acesso em: 10. Jun. 2019.
BUFFA, Ester. História e filosofia das instituições escolares. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; GATTI JUNIOR, Décio (Org.). Novos temas em historia da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas/ SP: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 25-38.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução: Ana Cristina Arantes Nasser. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral – memória, tempo, identidades. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FILHO, Luciano Mendes Faria; GONÇALVES, Irlen Antônio; VIDAL, Diana Golçalves et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 139-159, jan./abr. 2004.
GRAVITOL, Samara. Educação “pré-escolar” em Dourados: a escola Serviço de Educação Integral –SEI (1980-1995). Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, 2017.
LOURO, Guacira Lopes. História (oral) da educação. In:______. Lembranças de velhas colônias italianas: trabalho, família e educação. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1990.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista/SP. Editora Universitária São Francisco, 2004.
MEIHY, José Carlos S. Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996.
OLIVEIRA, Lucia Helena M. M; JUNIOR, Décio Gatti. Histórias das instituições educativas: um novo olhar historiográfico. Cadernos da História da Educação- v.1. -nº. 1- jan./dez.2002.
SARAT, Magda; SANTOS, Reinaldo dos. História Oral como Fonte: Apontamentos metodológicos e técnicos da pesquisa. In: COSTA, Célio Juvenal; MELO, José Joaquim Pereira e FABIANO, Luiz Hermenegildo. Fontes e Métodos em História da Educação. Dourados: Ed. UFGD,
SILVA, Élida Danielle, SILVA, Luciene Cléa, SARAT, Magda. Ritos e Celebrações no espaço Escolar: Memória de uma escola de Dourados/MS. In: Anais XI Jornada Nacional de educação de Naviraí, Cultura Digital, Educação e Formação Docente, Naviraí, 2019. Disponível: https://jornadaeducacaonavirai.ufms;br/files/2020/01/ANAIS-2020_v03.pdf. Acesso em: 11. Jun. 2020.
SILVA, Michelly Fermino da. História e Memória da Educação Infantil: Os 25 anos de atuação da escola SEI-Serviço de Educação Integral (1980 – 2005) no município de Dourados. Trabalho de Graduação. Faculdade de Educação. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, 2007.
THOMPSON, Paul. A voz do passado. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RealizAção
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.