Educação vocal “Viva Voz” e a formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16837Palavras-chave:
Voz, Disfonia, Formação de professoresResumo
Este artigo tem por finalidade discutir sobre o uso da voz por profissionais docentes, que têm na voz o principal recurso laboral, trazendo dados sobre o quanto o seu mal uso pode acarretar problemas de saúde a curto e a longo prazo, além ainda de repercutir um trabalho de capacitação e orientação voltado à profissionais dessa área de atuação no adequado uso e cuidados com a voz, assim, os professores precisam ser orientados sobre a relação entre os seus problemas de voz e as condições de realização de seu trabalho. É necessário promover avaliações prévias, periódicas e com possível tratamento para profissionais da voz.
Downloads
Referências
BEHLAU, M. Disfonias funcionais e disfonias organofuncionais. In: BEHLAU, M. Voz: o livro do especialista. Rio de Janeiro: Revinter, 2010. p. 247- 283.
BEHLAU, M.; PONTES, P. Higiene Vocal: cuidando da Voz. São Paulo: Revinter, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho – DVRT / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/disturbio_voz_relacionado_trabalho_dvrt.pdf Acesso em: 10 jan. 2023.
CIELO, C. A., et al. Lesões organofuncionais do tipo nódulos, pólipos e edema de reinke. Revista CEFAC, v. 13, n. 4, p. 735-748, 2011.
DRAGO, R. D.; RODRIGUES, M. T. N. Disfonia: relação entre o trabalho do professor e o prejuízo da voz. Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica, v. 24, n. 2, p. 27-36, 2018.
FERREIRA, L. P. et al. Distúrbio de voz e trabalho docente. Revista CEFAC, v. 18, n. 4, p. 932-940, 2016.
JESUS, M. T. A., et al. Distúrbio de voz relacionado ao trabalho: revisão integrativa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 25, e.26, p. 1-14, 2020.
LONGO, A. L. M. Prepare-se: o próximo a falar é você! As ferramentas essenciais para um bom discurso. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial). Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2010.
MARTINS, R. H. G. et al. Sulco vocal: provável etiologia genética. Relato de quatro casos em familiares. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 73, n. 4, p. 573, 2007.
MIDORIKAWA, S. K. Saúde vocal para professores EBTT. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/584558/2/Ebook%20Sa%C3%BAde%20Vocal.pdf Acesso em: 16 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ademir Garcia Baena, Glauber da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.