Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: uma experiência com docentes da educação básica
Palavras-chave:
Metodologias de aprendizagem , Formação de professores , Métodos e técnicas de ensinoResumo
Relato com o objetivo de descrever a experiência de um curso de formação continuada de professores, cujo título é Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem: uma experiência com docentes da educação básica, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados, sob a oordenação e execução do autor. Os resultados evidenciaram que o contato dos docentes da educação básica com algumas técnicas das Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem provocam reflexões sobre suas atitudes e o seus papeis diante de um cenário desafiador, cujos estudantes têm acesso a um número sem limites de informações. O modelo utilizado teve como estratégia de ensino- aprendizagem o próprio método das Metodologias Ativas, caracterizado por colocar o estudante em contato com as técnicas, visando um ensino efetivamente comprometido com a aquisição de competências, habilidades e conhecimentos de modo que eles, os estudantes ou cursistas no caso possam ser atores críticos, reflexivos, transformadores da realidade, dos problemas que se apresentam. Os cursistas professores puderam repensar sobre seus deveres éticos para com a sociedade, revisando suas práticas de ensino-aprendizagem e modelos de avaliações.
Downloads
Referências
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. 2011
BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A.M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 28ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
CATANI, A.M.; OLIVEIRA, J.F.; DOURADO, L.F. Política Educacional, Mudanças no mundo do Trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação & Sociedade. Campinas: Cedes, ano XXII, n.75, p. 67-82, ago. 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GEMIGNANI, E.Y.M.Y. Formação de professores e metodologias ativas de ensino aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação[online], Recife, v. 1, n. 2, 2012.
GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SULSECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso. Projeto Político-Pedagógico. 2016
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC.RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002.
SANT’ANNA, I.M. Por que avaliar? : como avaliar? : critérios e instrumentos.Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.ZABALA, A (Org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda. 1999.
ZABALA, A.;ARNAU, A.L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Antônio Eustáquio Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.