Extensão e formação continuada de mediadores da leitura literária – tecendo diálogo com o projeto “Clube da leitura: a gente catarinense em foco”
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v1i1.2339Palavras-chave:
Extensão, Formação de educadores, Leitura literária, Formação de leitoresResumo
Abordamos, neste texto, aspectos do projeto de extensão A produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina, dialogando com o projeto “Clube da leitura: a gente catarinense em foco” referentes ao trabalho de formação continuada realizado no ano de 2011 (maio a novembro, com carga horária de 32 horas) com bibliotecárias, professoras e demais profissionais da educação do município de Florianópolis (SC). Esta experiência ocorreu em interlocução com um projeto já desenvolvido nessa Rede de Ensino denominado “Clube da Leitura: a gente catarinense em foco” que tem como objetivo apresentar aos leitores e leitoras do Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) a literatura produzida em Santa Catarina. Participaram da formação 12 professoras, 1 supervisora, 5 bibliotecárias e 1 auxiliar de biblioteca, contemplando 9 escolas. Entendemos a formação continuada, desenvolvida por meio das ações extensionistas aqui abordadas, como parte integrante e indissociável da política de leitura adotada pelo município de Florianópolis, em particular da mediação da leitura literária no espaço escolar por meio da leitura de títulos de autores de Santa Catarina.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Eliane Santana Dias Debus, Simone Cristiane Silveira Cintra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.