Análise Curricular dos Cursos Presenciais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Uma Abordagem Acerca da Inserção e da Obrigatoriedade das Temáticas de Identidade de Gênero e Sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18503Palavras-chave:
Ensino, Educação Sexual, Preconceito, Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s)Resumo
Ter disciplinas na graduação que abordem conteúdos considerados tabus na sociedade, como identidade de gênero e/ou sexualidade, contribuindo na formação de profissionais e na construção da figura antipreconceito. Assim, buscamos nesta pesquisa, através de uma abordagem quantitativa, realizar um levantamento das disciplinas presentes nos cursos presenciais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que trabalhem essas temáticas. Os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s) foram utilizados para conduzir o procedimento metodológico. Diante disso, dos 34 cursos oferecidos pela UFGD, nove não incluem disciplinas que tratam desses temas, e para os 25 cursos que o fazem, a representatividade é baixa, visto que das 2324 disciplinas, somente 60 delas envolvem esses conteúdos, mesmo que não sejam todas obrigatórias. A pesquisa enfatiza a importância da inclusão efetiva de Identidade de gênero e Sexualidade nos currículos, promovendo a conscientização e o combate de preconceitos na sociedade.
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