Projeto de Extensão “de onde vêm?!”: ações e metodologias ativas no ensino de tecnologia de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18948Palavras-chave:
Ciências Agrárias, Divulgação científica, Educação, Santarém, Tecnologias de alimentosResumo
O consumo de produtos de origem animal é expressivo, no entanto, muitos consumidores, especialmente os que vivem em centros urbanos, desconhecem a origem desses produtos e os processos pelos quais passam até chegarem às suas mesas. Iniciado em 2016 em Santarém, PA, o projeto "De Onde Vêm?!" objetiva compartilhar com a comunidade, principalmente em áreas urbanas sem ligação direta com a produção agropecuária, o conhecimento sobre a origem dos alimentos, a cadeia produtiva associada e desmistificar fake news acerca dos produtos de origem animal. O projeto encontra-se e desmistificar fake news acerca dos produtos de origem animal. O projeto encontra-se em sua nona edição, e no período de julho de 2023 a junho de 2024, discentes dos cursos de Zootecnia, Agronomia, Biotecnologia e Biologia, com apoio e orientação do corpo docente e técnico da UFOPA, protagonizaram ações de extensão universitária, que foram direcionadas principalmente para o público-alvo: estudantes e professores da educação básica, estudantes de instituições públicas e privadas de ensino superior da região, e idosos participantes de atividades físicas nas Unidades Básicas de Saúde de Santarém, PA. Ao envolver diferentes faixas etárias e níveis educacionais, o projeto não só contribuiu para a formação acadêmica dos estudantes, como também forneceu à comunidade informações valiosas sobre a cadeia produtiva de alimentos, evidenciando o sucesso e a eficácia das ações realizadas através de uma expressiva participação da população.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. P. A extensão universitária no brasil. Les Universités Latino-Américaines Aujourd’hui: expressions locales, [S.L.], n. 7, p. 56-67, 31 dez. 2015. Universite deLimoges. http://dx.doi.org/10.25965/dire.692. Disponível em: https://www.unilim.fr/dire/692.Acesso em: 30 jun. 2024.
AQUINO, A. A. Tecnologia de produtos de origem animal. Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. ISBN 978-85-84C82-859-3
SILVA, D. F. Projeto “De onde vem o mel?...” Descobertas e vivências sobre a produção de mel na fase III. Mostra Mão na Massa. 2011
SILVA, W. P. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: um conceito em construção. 2020. Revista Extensão & Sociedade. Pg. 21 – 37. Disponível em:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491/14110. Acesso em: 30 jun. 2024
SOUTO, L. Utilização do Instagram® como estratégia para disseminação de conhecimento acerca da ciência dos alimentos. Revista ELO- Diálogos de Extensão. Viçosa. MG, v. 11, 2022. DOI 10.21284/elo.v11i.14693.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 RealizAção
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.