Ação do PIBID- Pedagogia (UFGD): intervenção lúdica na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa (Dourados-MS)

Autores

  • Flávia Paula Nogueira Aranda

Palavras-chave:

Ludicidade , Recreio escolar , Prática Pedagógica

Resumo

Esse artigo resulta de uma experiência realizada na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa (Dourados-MS), durante o segundo semestre do ano de 2015, a atividade foi desenvolvida pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sob a coordenação da supervisora da instituição escolar. Tal atividade teve como intenção os seguintes objetivos: acalmar a agitação pós-intervalo dentro da sala de aula, visando obter um melhor rendimento escolar; e propiciar aos alunos experiências de movimentos corporais livres fora da sala de aula, despertando a aprendizagem de maneira lúdica. As atividades foram desenvolvidas com turmas do 2.º ano do Ensino Fundamental, onde a ação educativa trouxe benefícios tanto para a docente da sala de aula, quanto para os alunos participantes da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M.A Pedagogia das diferenças. In: Pedagogia das diferenças na sala de aula.Campinas. São Paulo:Papirus, 1999.

ARANDA, M.M.O PIBID na Pedagogia: a monitoria didático-científica na formação inicial do futuro alfabetizador. In: Pesquisa e Educação para formação de professores: olhares interdisciplinares. VALENÇUELA, M.; PROENÇA, M.G.S.; TENO, N.A.C.(orgs.). 1. Ed. Curitiba, PR: CRV, 2014.

DOURADOS. Secretaria Municipal de Educação: Escola Municipal Clarice Bastos Rosa. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Clarice Bastos Rosa. Dourados, MS: SEMED/ESCOLA, ANO 2012.

KISHIMOTO,T.M.Salas de aulas nasescolas infantis e o uso de brinquedos e materiais pedagógicos. 1996.

LE BOULCH, J. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

LEMES, S.O.; FISBERG, M.; ROCHA, G.M.; FERRINI, L.G.; MARTINS, G.; SIVIERO, K.; ATAKA, M. A. Stress Infantil e desempenho escolar: avaliação de crianças de 1.ª a 4.ª série de uma escola pública do município de São Paulo. Revista Estudos de Psicologia.v.20 n. 1 p.20-14.jan-abr2003.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L.Estágio e docência: diferentes concepções.Revista Poíesis. Vol.3, 20052006 p.5-24.

SILVA, A.S.; OLIVEIRA, M.C.S.; NOGUEIRA, R.M.S.Professores e crianças como sujeitos na construção da Pedagogia na Educação Infantil. In: Educação e Pesquisa no Centro-Oeste: Processos de escolarização e práticas educativas. KASSAR, M.; SILVA, F.C.T.(orgs.). Campo Grande, MS; Ed. UFMS, 2012.

ZABALA, A.A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise. In: A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre:Artmed. 1998.

Downloads

Publicado

2016-11-20

Como Citar

Aranda, F. P. N. (2016). Ação do PIBID- Pedagogia (UFGD): intervenção lúdica na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa (Dourados-MS). RealizAção, 3(6), 31–39. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/6804

Edição

Seção

Artigos