O Ensino de ciências através da prática agrícola a horta na escola indígena da aldeia Pirajuí, município de Paranhos, MS
Palavras-chave:
Hortaliças, Comunidade indígena, Educação ambientalResumo
Este trabalho teve por objetivo implantar uma horta no espaço escolar junto com os alunos do 5º ano da Educação Infantil da escola Municipal Adriano Pires, Aldeia Pirajuí, município de Paranhos, MS. Por meio deste poder promover hábitos de alimentação saudável e contribuir para o ensino e aprendizagem de ciências. Antes da construção da horta com as crianças, foi realizada uma entrevista com o senhor Zacarias Recalde de 72 anos de idade, com o intuito de buscar informações sobre os tipos de hortas que eram feitos pelos Guaranis no passado, e por fim iniciaram-se as atividades de construção da horta. Através da experiência da horta na escola Municipal Adriano Pires tornou-se possível o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais como participação, relação interpessoal, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. Os alunos se tornaram capazes de analisar e discutir as melhores formas para manter um ambiente saudável, favorecendo também que adquiram um cuidado maior com a alimentação e a higiene. A horta na escola permitiu resgatar um pouco do conhecimento tradicional guarani, resgatando algumas espécies que pouco tem sido plantado na aldeia como, por exemplo, o cara.Downloads
Referências
AMARAL, A. Q.; JUNIOR, É. J. H.; SADRAQUE, C.; MIGUEL,,K.; LARA, J. G. Seminário Internacional “Experiências de Agendas 21: Os desafios do nosso tempo”. Ponta Grossa, 2009.
BALBACH, A. As hortaliças na medicina doméstica. Editora Missionária, 2001.
BIANCO, S. Hortas escolares: Ensinar é plantar. Santa Cruz do Sul: Instituto Souza Crus, 2001. 44p.
CRIBB, S.L.S.P. Contribuições da Educação Ambiental e Horta Escolar na Promoção de Melhorias ao Ensino, à Saúde e ao Ambiente. RENPEC – Ensino, Saúde e Ambiente, n.3, v.1, p: 42-60, 2010.
DEBONI, F. et. al. Coletivos Jovens de Meio Ambiente e Com-Vida na Escola: a geração do futuro atua no presente. Rev. Bras. de Ed. Ambiental, Cuiabá, v. 4, p. 26-32, 2009.
FAO desenvolvem projeto de horta escolar. Disponível em: <http://www.jornalexpress.com.br/notícias> Acesso em: 18 dez. 2004.
KUREK, M.; BUTZKE, C. M. F. Alimentação escolar saudável para educandos da educação infantil e ensino fundamental. Revista de Divulgação Técnico-Científica do ICPG. Santa Catarina, v. 3, n. 9, p. 139-144, 2006.
LYRA, M. R. C. C; OLIVEIRA, Z. L. de. Horta escolar como proposta para a educação infantil – Manual para implantação de horta escolar. Recife, 2004. 11 p.
MAULIN, G. C. O conhecimento intercultural: um diálogo com a educação ambiental. Rev. Bras. de Ed. Ambiental, Cuiabá, v. 4, p. 60- 65, 2009.
MORGADO, F.S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 2006, 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Agronomia). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
SOUZA, S.M.F. Saberes docentes, saberes indígenas: um estudo de caso sobre o ensino de ciências entre o povo Xukuru do Ororubá. Dissertação Mestrado de Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Monica Monica Benites, Zefa Valdivina Pereira, Andréia Andréia Sangalli, Shaline Séfara Lopes Fernandes, Carla Tais Nevoleti Correia Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.