Contação de Histórias para além do contexto hospitalar: Liga da Humanização Projeto de Extensão bem-me quer- Capes-UFGD

Autores

  • Alessandra Domingos de Souza Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Cristina Gonçalves de Souza Escola Municipal Maria da Conceição Angélica (Dourados/MS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.5625

Palavras-chave:

Saúde coletiva, Voluntariado, Prática pedagógica

Resumo

O presente estudo surgiu no intuito de apontar que o lúdico não se refere apenas ao brincar, jogar, movimentar-se espontaneamente. O lúdico é essencial no desenvolvimento humano acrescentando ingredientes indispensáveis no relacionamento interpessoal, facilitando também a criatividade e estabelecendo relações, proporcionando a melhoria em casos clínicos. Para tanto abordaremos o relato de experiência proporcionado pelo núcleo de contação de histórias, buscaremos apresentar brevemente a importância da contação de histórias em contexto formal e não formal de ensino, para a melhoria da criança em seu aspecto integral. Sendo que o Projeto Bem-me-Quer, é um projeto de extensão criado em 2007 pelo CACES- Centro Acadêmico Camilo Ermelindo da Silva-Medicina-UFGD. E que tem como meta a humanização dos serviços de atendimento da saúde pública, o projeto é composto por voluntários divididos em três núcleos: Contadores de Histórias, Palhaços e músicos, que visitam por meio de escalas (e cada qual em seu núcleo de atuação), aos finais de semana o Hospital universitário, o Lar de crianças (Santa Rita), o Pronto Atendimento Médico de Dourados e o Lar do Idoso para interagir com os pacientes e funcionários das instituições. Concluímos que o Projeto Bem-me-Quer, possui uma prática pedagógica lúdica e perpassa a realidade infantil, do adulto e idoso, fazendo o mesmo transcender de momentos de dor, “levando-o” para um contexto de alegria, facilitando o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando para a boa saúde mental e física.

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Biografia do Autor

Alessandra Domingos de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – FAED/UFGD. Bolsista de Iniciação à Docência PIBID - UFGD - Subprojeto Pedagogia. Membro da Comissão própria de avaliação UFGD-2015/2017. Membro do Projeto Bem-me-quer-Capes/UFGD, núcleo da Contação de histórias. 


Cristina Gonçalves de Souza, Escola Municipal Maria da Conceição Angélica (Dourados/MS)

Professora na Escola Municipal Maria da Conceição Angélica. Graduada em Letras Inglês/ Português- UFGD. Pós-graduada em Psicopedagogia - Unigran Dourados/MS.

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Publicado

2019-11-07

Como Citar

Souza, A. D. de, & Souza, C. G. de. (2019). Contação de Histórias para além do contexto hospitalar: Liga da Humanização Projeto de Extensão bem-me quer- Capes-UFGD. RealizAção, 6(11), 44–54. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.5625

Edição

Seção

Artigos