O aluno surdo – da educação ao mercado de trabalho na promessa legal e na realidade de Ponta Porã

Autores

  • Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo Mestranda em Educação da UFGD
  • Karla Alexandra Benites Florenciano Professora do Curso de Pedagogia da UFMS

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i8.8118

Palavras-chave:

Escola. Libras. Surdez. Inclusão.

Resumo

O presente objetivou analisar à maneira que a escola tem contribuído para a inserção do aluno surdo no mercado de trabalho. Pesquisa bibliográfica e empírica. Apresenta-se uma visão histórica da educação dos surdos, oportunizando conhecer as principais correntes metodológicas que nortearam a educação dos mesmos em diversos períodos históricos, bem como o papel de diversos componentes da comunidade escolar em relação à inclusão do aluno surdo na sociedade e no mercado de trabalho. A pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública de rede estadual, sob a forma de entrevistas realizadas com os alunos surdos. Verificou-se que na prática essa escola tem contribuído pouco para a inserção dos alunos surdos no mercado de trabalho, pois estes, muitas vezes, não conseguem ter uma plena comunicação nem dentro da escola, muito menos fora dela.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Rizzo, J. G. de S., & Florenciano, K. A. B. (2017). O aluno surdo – da educação ao mercado de trabalho na promessa legal e na realidade de Ponta Porã. RealizAção, 4(8), 5–17. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i8.8118

Edição

Seção

Artigos