Análise comparativa sobre habilidades do pensamento computacional com alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.12596Palavras-chave:
Ensino, Metodologia ativa, Programação em blocos, App InventorResumo
A inserção da tecnologia nas escolas públicas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas diversos, podendo apoiar e relacionar-se com outras disciplinas também ministradas nas escolas. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou identificar, mediante a aplicação de um teste, o conhecimento dos alunos do ensino médio de uma escola estadual, antes e após as atividades do curso “ProgramAção para Celular” ofertado pelo projeto de extensão intitulado “Inclusão de alunos do ensino médio da rede pública nas ciências exatas através da prática da lógica e da programação” vinculado ao programa de extensão PROBEX da UFCG-Universidade Federal de Campina Grande. O referido teste na área de “Pensamento Computacional” foi desenvolvido por Román-González (2015), e aplicado no projeto. Ele é composto por 28 questões, as quais tentam identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina realizada em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na educação do Ensino Médio do Cariri Paraibano.
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