Gestão Escolar: um estudo de caso na concepção dos diretores
DOI:
https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.8759Palavras-chave:
Gestão democrática. Gestor. Escola.Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar um estudo de caso realizado na disciplina de Gestão Escolar do 4° Semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) diante das discussões em sala de aula, do qual foi solicitado pela professora que realizássemos uma entrevista com um diretor de uma escola pública ou privada para conhecer como é a função do gestor nestas escolas. As entrevistas foram realizadas com dois diretores de duas escolas públicas municipais, onde estes relataram sobre as dificuldades, as superações e os contrastes encontrados na gestão escolar, além de seus anseios diante das normas impostas e das resistências que enfrentam para administrar os problemas financeiros, pedagógicos e até pessoais que perpassam por toda a escola. A proposta inicial da entrevista é que ela fosse filmada do qual apenas o primeiro entrevistado permitiu que fosse feito desta maneira, já o segundo optou pela gravação da entrevista em áudio, permitindo que colocasse fotos da escola. Desta forma, aqui estão situadas as perguntas realizadas e as respostas dos entrevistados relacionado-as com teóricos que dão alusão a gestão democrática e suas características, promovendo uma análise e reflexão sobre o que é a gestão e como ela é vista hoje por aqueles que atuam nesta área da educação. A partir deste estudo, verificou-se que o gestor escolar exerce um papel de grande responsabilidade perante a comunidade escolar e que quando este trabalho é realizado com a participação efetiva de todos, a gestão democrática torna se possível.Downloads
Referências
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