Projeto inclusão escolar na Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão em Dourados-MS

Autores

  • Flávia Paula Nogueira Aranda Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0001-5842-1535
  • Regina Margareth de Oliveira Queiroz dos Santos Prefeitura Municipal de Dourados-MS
  • Nelsi Zollett Prefeitura Municipal de Dourados-MS
  • Raquel Blanco Aquino Prefeitura Municipal de Dourados-MS

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i13.10156

Palavras-chave:

Projeto escolar, Leitura, Inclusão escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e divulgar o Projeto de Leitura e Escrita realizado na escola Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão, no município de Dourados-MS; bem como refletir sobre a inclusão escolar e intervir no combate à discriminação dentro da escola. Tal projeto foi realizado durante o ano de 2018 e abordando o tema: A Inclusão Escola. A ação teve como protagonistas alunos e professores da turma do primeiro ano do ensino fundamental. Metodologicamente, utiliza-se uma abordagem qualitativa, pautada nas experiências vivenciadas durante a realização do projeto, além de análise documental e pesquisa de campo. Tais experiências apresentaram contribuições significativas para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, além de agregar conhecimentos empíricos aos professores nos aspectos relacionados às diversidades e diferenças dentro do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Paula Nogueira Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui graduação em Pedagogia (UFGD) e Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar. Docente da Rede Pública Municipal de Dourados-MS 

 

 

Regina Margareth de Oliveira Queiroz dos Santos, Prefeitura Municipal de Dourados-MS

Pedagoga pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Especialista em Educação Especial. Docente da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS.

Nelsi Zollett, Prefeitura Municipal de Dourados-MS

Pedagoga pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS.

Raquel Blanco Aquino, Prefeitura Municipal de Dourados-MS

Pedagoga pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PIBID-UEMS). Docente efetiva da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS.

Referências

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Republica Federativa do Brasil.

DOURADOS. Jornal O Progresso. Dourados, Mato Grosso do Sul. 2015. Disponível em: https://www.progresso.com.br/noticias/prefeito-alvaro-brandao-fez-o-campo-de-aviacao-municipal/172108/. Acesso em: 20 jun 2019

DOURADOS. Prefeitura Municipal de Dourados (Site oficial). Dourados, Mato Grosso do Sul. Disponível em: http://www.dourados.ms.gov.br/.Acesso em 14 jun.2019.

DOURADOS. Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Prefito Alvaro Brandão.2016.

GARCEZ, L.; CONCEIÇÃO, L. H. de P. Pessoas com deficiências. SDH/PR e Fracso Brasil: Brasília, 2015

GODOY, Arlinda Schimidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

MARQUES, Mario Osório. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 1. ed. Ijuí: Unujuí, 2006.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; LIMA, Kátia do Socorro Carvalho. Práticas Pedagógicas Inclusivas em sala de aula comum em diálogo com as salas de recursos multifuncionais: atendimento educacional e aprendizagem com sucesso. Educação & Fronteiras, v. 5, n. 14, p. 261-288, mai./ago., 2015.

SILVA, Lázara Cristina da. O atendimento educacional especializado na Região Centro-Oeste do Brasil: indicadores, avnços e limites. In: KASSAR, Monica de Carvalho Magalhães; SILVA, Fabiany de Cássia Tavares (Orgs.). Educação e Pesquisa no Centro-Oeste: processos de escolarização e práticas educativas. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2012.

SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Revista Perspectiva, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez., 2005.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Aranda, F. P. N., Santos, R. M. de O. Q. dos, Zollett, N., & Aquino, R. B. (2020). Projeto inclusão escolar na Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão em Dourados-MS. RealizAção, 7(13), 21–33. https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i13.10156

Edição

Seção

Artigos