Projeto inclusão escolar na Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão em Dourados-MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i13.10156Palavras-chave:
Projeto escolar, Leitura, Inclusão escolarResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e divulgar o Projeto de Leitura e Escrita realizado na escola Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão, no município de Dourados-MS; bem como refletir sobre a inclusão escolar e intervir no combate à discriminação dentro da escola. Tal projeto foi realizado durante o ano de 2018 e abordando o tema: A Inclusão Escola. A ação teve como protagonistas alunos e professores da turma do primeiro ano do ensino fundamental. Metodologicamente, utiliza-se uma abordagem qualitativa, pautada nas experiências vivenciadas durante a realização do projeto, além de análise documental e pesquisa de campo. Tais experiências apresentaram contribuições significativas para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, além de agregar conhecimentos empíricos aos professores nos aspectos relacionados às diversidades e diferenças dentro do ambiente escolar.Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Republica Federativa do Brasil.
DOURADOS. Jornal O Progresso. Dourados, Mato Grosso do Sul. 2015. Disponível em: https://www.progresso.com.br/noticias/prefeito-alvaro-brandao-fez-o-campo-de-aviacao-municipal/172108/. Acesso em: 20 jun 2019
DOURADOS. Prefeitura Municipal de Dourados (Site oficial). Dourados, Mato Grosso do Sul. Disponível em: http://www.dourados.ms.gov.br/.Acesso em 14 jun.2019.
DOURADOS. Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Prefito Alvaro Brandão.2016.
GARCEZ, L.; CONCEIÇÃO, L. H. de P. Pessoas com deficiências. SDH/PR e Fracso Brasil: Brasília, 2015
GODOY, Arlinda Schimidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
MARQUES, Mario Osório. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 1. ed. Ijuí: Unujuí, 2006.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; LIMA, Kátia do Socorro Carvalho. Práticas Pedagógicas Inclusivas em sala de aula comum em diálogo com as salas de recursos multifuncionais: atendimento educacional e aprendizagem com sucesso. Educação & Fronteiras, v. 5, n. 14, p. 261-288, mai./ago., 2015.
SILVA, Lázara Cristina da. O atendimento educacional especializado na Região Centro-Oeste do Brasil: indicadores, avnços e limites. In: KASSAR, Monica de Carvalho Magalhães; SILVA, Fabiany de Cássia Tavares (Orgs.). Educação e Pesquisa no Centro-Oeste: processos de escolarização e práticas educativas. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2012.
SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Revista Perspectiva, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez., 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Flávia Paula Nogueira Aranda, Regina Margareth de Oliveira Queiroz dos Santos, Nelsi Zollett, Raquel Blanco Aquino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.