Educação Ambiental na escola Neil Fioravante (CAIC): conhecimentos dos alunos acerca da sustentabilidade

Autores

  • Ana Isabel Sobreiro Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Lucas Lopes da Silveira Peres Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Rennan Garcia Leal da Costa Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Valter Vieira Alves Junior Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Zefa Valdivina Pereira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Sensibilização, Estudantes, Horta escolar, Palestras educativas

Resumo

A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo para o desenvolvimento das mais variadas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, atuando como complemento para o processo ensino-aprendizagem e estimulando o trabalho coletivo entre os agentes sociais envolvidos. O trabalho teve por objetivos aperfeiçoar o conhecimento dos alunos a respeito de Ciências, tecnologias utilizadas em serviços agroindustriais, biologia regional e local, cultivo de hortaliças convencionais e não convencionais e saúde alimentar, favorecendo o aprimoramento da educação e de uma vida mais saudável para os estudantes do âmbito educacional. A metodologia foi desenvolvida em duas etapas: a primeira foi aplicação de questionários aos alunos antes e após as palestras (Educação Ambiental, Sustentabilidade e Planejamento: construção de uma horta) ministradas pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UFGD, participantes do grupo PETBio. A segunda etapa foi a construção e a manutenção da mesma na instituição. Os resultados demonstraram aperfeiçoamento do conhecimento científico. Constatou-se que, neste caso, é fundamental as atividades práticas serem sucedidas por fundamentação teórica, em virtude da dependência e equívocos conceituais evidenciados pelos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, M. P. M.; DRAGO, R. Projeto horta: a mediação escolar promovendo hábitos alimentares saudáveis. Revista FACEVV, Vila Velha. N°6. Jan./ Jun. 2011.

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da Educação Ambiental e Horta Escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC – Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, nº 1, p. 42-60. 2010.

LUCCI, M. A. A proposta de Vygotsky: a psicologia sócio-histórica. Revista de currículum y formacíon del professorado, v.10, n°2, 2006.

MOREIRA, M. A.; CABALERRO, M. C.; RODRÍGUEZ, M. L. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Actas del encuentro internacional sobre el aprendizaje significativo. Burgos, espanha, 1997.

MORGADO, F. S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. [Monografia] Universidade Federal de Santa Catarina. 2006.

RIBEIRO, R. Guia de compostagem caseira. Revista e ampliada. 2°ed., 2011.

Downloads

Publicado

2014-09-24

Como Citar

Sobreiro, A. I., Peres, L. L. da S., Costa, R. G. L. da, Alves Junior, V. V., & Pereira, Z. V. (2014). Educação Ambiental na escola Neil Fioravante (CAIC): conhecimentos dos alunos acerca da sustentabilidade. RealizAção, 1(2), 26–37. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/3277

Edição

Seção

Artigos