Planejamento de atividades de educação ambiental em uma unidade de conservação sob o olhar de acadêmicos de Gestão Ambiental

Autores

  • Monica Ansilago Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia FACET/UFGD
  • Nathaskia Silva Pereira Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia FACET/UFGD
  • Ana Paula Lemke Centro de Estudos em Recursos Naturais - CERNA/UEMS
  • Emerson Machado de Carvalho Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais-FCBA/UFGD

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i10.8594

Palavras-chave:

PEVRI, Matriz SWOT, Integração socioambiental

Resumo

O presente estudo teve como objetivo a aplicação do método SWOT como ferramenta de análise do uso da educação ambiental no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), localizado no município de Jateí/MS. Este estudo também faz parte das atividades de ensino e extensão voltadas para a reestruturação do Plano de Manejo do PEVRI. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de gênero exploratório-descritivo, com intuito de apontar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades. As informações foram obtidas após observação in loco por meio de viagem técnica e posterior levantamento bibliográfico. Os dados coletados foram reunidos na matriz SWOT. A matriz foi pontuada levando em consideração o grau de importância das situações que existe no parque. Com base nos resultados, foi criada uma tabela com os aspectos internos e aspectos externos do PEVRI. Foi utilizada a planilha de análise SWOT 3.0 do Programa Luz Planilhas Empresariais. O resultado da comparação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças mostra que apesar do parque possui uma estrutura degradada, apresenta potencial para recreação, lazer e educação ambiental. Porém tem sido despendida pouca atenção por parte do poder público com a integração socioambiental e a manutenção do parque. Por meio do cruzamento de dados na matriz SWOT, percebe-se que as estratégias envolvem planos de ações para conscientização da população, envolvimento de órgãos públicos, parcerias com a comunidade acadêmica, entre outras. Assim, apesar dos pontos negativos, o PEVRI possui aspectos positivos que podem alavancar o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental.

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Referências

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

Ansilago, M., Pereira, N. S., Lemke, A. P., & Carvalho, E. M. de. (2018). Planejamento de atividades de educação ambiental em uma unidade de conservação sob o olhar de acadêmicos de Gestão Ambiental. RealizAção, 5(10), 19–26. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i10.8594

Edição

Seção

Artigos