Educação ambiental e protagonismo juvenil: projetos sustentáveis como ferramentas de transformação no maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20136

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Projetos Estudantis, Maranhão

Resumo

Este trabalho investiga a relação entre a educação ambiental e o desenvolvimento de projetos sustentáveis por estudantes do ensino médio, técnico e superior no estado do Maranhão. O estudo analisa como cursos e programas educacionais voltados para o meio ambiente incentivam a criação de iniciativas inovadoras e de impacto social. Por meio de uma pesquisa qualitativa baseada em levantamento bibliográfico e análise de projetos ambientais com reconhecimento local e nacional, foram identificadas diversas iniciativas desenvolvidas por jovens maranhenses. Entre os projetos destacados estão soluções sustentáveis para resíduos do açaí, alternativas para o tratamento de efluentes e sistemas de automação para a irrigação de hortas comunitárias. Além disso, o estudo mapeia a oferta de cursos de extensão, técnicos e superiores na área ambiental, evidenciando sua contribuição na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ecológica. Os resultados indicam que a integração entre educação ambiental e prática social potencializa o protagonismo estudantil na busca por soluções sustentáveis. O estudo conclui que a ampliação de políticas públicas para educação ambiental e a valorização de projetos estudantis são essenciais para consolidar uma cultura de sustentabilidade, preparando as novas gerações para enfrentar desafios ambientais de forma inovadora e responsável.

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Biografia do Autor

Pedro Martins Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Técnico em Contabilidade - UEMA (2014);Bacharel em Administração - UFMA (2016);Licenciado em Matemática - UNINTER (2020);Bacharel em Ciência Política - UNINTER (2022);Graduando em Direito - UEMA (em curso). Especializações: Gestão da Produção e Logística Empresarial - FAVENI (2018); Formação Docente para a EAD - UNINTER (2019);Metodologia do Ensino na Educação Superior - UNINTER (2019); Games e Gamificação na Educação - UNINTER( 2020);Educação e Novas Tecnologias - UNINTER (2021)Ensino de Matemática - IFMA (2022). Atualmente é Orientador Educacional da UNINTER e Professor de Matemática dos anos finais na Prefeitura de Paço de Lumiar.

Flávia Gonçalves Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados - Área: Informática/Desenvolvimento e Desenvolvimento Web/Design Gráfico. Bacharel em Engenharia da Computação com ênfase em Automação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2014). Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IF Goiano (2021). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com linha de pesquisa voltada para Sistemas Computacionais e Dispositivos Aplicados à Saúde (2017). Doutora em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), na área de concentração Metodologia da Ciência e Engenharia de Materiais e linha de pesquisa voltada para Métodos Teórico-Computacionais em Ciência de Materiais (2023).

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Martins Junior, P., & Fernandes, F. G. (2025). Educação ambiental e protagonismo juvenil: projetos sustentáveis como ferramentas de transformação no maranhão. RealizAção, 12(23), e025003. https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20136

Edição

Seção

Artigos