Educação ambiental e protagonismo juvenil: projetos sustentáveis como ferramentas de transformação no maranhão
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20136Palavras-chave:
Educação Ambiental, Sustentabilidade, Projetos Estudantis, MaranhãoResumo
Este trabalho investiga a relação entre a educação ambiental e o desenvolvimento de projetos sustentáveis por estudantes do ensino médio, técnico e superior no estado do Maranhão. O estudo analisa como cursos e programas educacionais voltados para o meio ambiente incentivam a criação de iniciativas inovadoras e de impacto social. Por meio de uma pesquisa qualitativa baseada em levantamento bibliográfico e análise de projetos ambientais com reconhecimento local e nacional, foram identificadas diversas iniciativas desenvolvidas por jovens maranhenses. Entre os projetos destacados estão soluções sustentáveis para resíduos do açaí, alternativas para o tratamento de efluentes e sistemas de automação para a irrigação de hortas comunitárias. Além disso, o estudo mapeia a oferta de cursos de extensão, técnicos e superiores na área ambiental, evidenciando sua contribuição na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ecológica. Os resultados indicam que a integração entre educação ambiental e prática social potencializa o protagonismo estudantil na busca por soluções sustentáveis. O estudo conclui que a ampliação de políticas públicas para educação ambiental e a valorização de projetos estudantis são essenciais para consolidar uma cultura de sustentabilidade, preparando as novas gerações para enfrentar desafios ambientais de forma inovadora e responsável.
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