Ação de educação ambiental para a conservação do córrego Água Boa
Palavras-chave:
Sensibilização, Educação Ambiental, Recursos HídricosResumo
O presente trabalho relata a experiência de uma ação de educação ambiental realizada por acadêmicos do curso de Gestão Ambiental/UFGD, junto aos alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres localizada no entorno do córrego Água Boa em Dourados/MS. A referida ação teve o intuito de promover uma sensibilização da comunidade escolar quanto à importância da preservação do meio ambiente e, sobretudo, à conservação dos recursos hídricos locais. O desenvolvimento da ação seguiu uma sequência operacional que incluiu a organização de material didático informativo, assim como a realização de palestras sobre a conservação da água, dinâmicas de grupo e exposição de trabalhos com o tema recursos hídricos. Como culminância do projeto foi realizada uma atividade de recuperação da mata ciliar do córrego Rêgo D'Água, com o plantio de mudas de espécies nativas. O que permitiu aos estudantes colocarem em prática as concepções relacionadas á conservação dos recursos hídricos, abordadas em sala de aula.Downloads
Referências
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9ª edição. São Paulo: Gaia, 2004. 75
DONELLA, M. Conceitos para se fazer Educação Ambiental. Secretaria do Meio Ambiente, Brasília, 1997.
LUCK, H. A dimensão participativa em gestão escolar. 2006.
PHILIPPI, JR. A., et.al. Curso de gestão ambiental. Barueri, SP: Manole, 2004.
SILVA, A. M., Princípios Básicos de Hidrologia. Lavras: UFLA – Departamento de Engenharia, 1995.
SILVA, J. E. C. Implantando a agenda 21 na Escola. Trabalho de Conclusão de Curso. São Paulo: SENAC, 2006.
TORRES, J. L. R., FABIAN, J. A. Levantamento topográfico e caracterização da paisagem para planejamento conservacionista numa microbacia hidrográfica de Uberaba. Caminhos da Geográfica, v. 6, n. 19, p. 150-159, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Adriane Leão Ribeiro, Anna Karin Fernandes, Ana Paula Vieira da Silva, Douglas Nunes de Morais, Elinalva Silva de Lira, Graciela Gonçalves de Almeida, Nayane Cristina Costa Silva, Orlando Marcos Santos Veroneze, Joelson Gonçalves Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.