A utilização de práticas educativas no ensino de reciclagem e descartes corretos de lixo para estudantes do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17723Palavras-chave:
Educação ambiental, Dinâmica, Poluição, Coleta seletivaResumo
Educação ambiente é um conteúdo fundamental para ser aplicado para estudantes do ensino fundamental, por ser um tema transversal, está presente dentro das habilidades das Bases Nacionais Comum Curriculares (BNCC), sendo assim os docentes das mais variadas áreas do conhecimento devem desenvolver estratégias para inserir essa temática dentro de suas disciplinas. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências de graduandos em Ciências Biológicas que desenvolveram uma prática educativa em forma de dinâmica envolvendo o conteúdo de educação ambiental e descarte correto de lixo, onde a aprimorar as capacidades referentes à consciência ambiental dos estudantes.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Brito, V. L. T. et al. Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(2), 22–42, 2016.
CORTE, A.C.D; LEMKE, C. K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar, 2015. XII EDUCERE: Congresso Internacional de Educação. Puc-Paraná: ISSN 2176-1396.
DOE, J. A importância das dinâmicas em sala de aula para o ensino da educação ambiental. Revista de Educação Ambiental, 15(2), 40-50, 2018.
FELIX, R. A. Z. COLETA SELETIVA EM AMBIENTE ESCOLAR REMEA, Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.18, 2013.
KOLB, D. A.Experiential learning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. 1984.
MEDEIROS, A; MENDONÇA, M; SOUZA, G; OLIVEIRA, I. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais, Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.
PEIXOTO, K. et al. A coleta seletiva e a redução dos resíduos sólidos. In: VIII Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente (CBDMA), Rio de Janeiro, 2005.
PEROZA, M.A.R.; CAMARGO, D. A experiência de encontro entre sujeitos aprendentes: aspecto da formação docente vivenciado no estágio supervisionado em docência na educação infantil, Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 1, p. 85-98, mar. 2019.
SANTOS, T.; ROVARIS, N.R.S. "Cenário brasileiro da gestão dos resíduos sólidos urbanos e coleta seletiva." Anais do VI SINGEP–São Paulo–SP–Brasil–13 e 14.11 (2017).
SMITH, J. Dinâmicas em sala de aula e educação ambiental: um caminho para a conscientização e ação. Revista de Sustentabilidade e Meio Ambiente, 25(1), 68-80.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thais Pereira Fonseca Ferreira, Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Mateus Vinicius Teles Lima, Victor Gabriel de Lima Baratela, Zefa Valdivina Pereira, Pedro Henrique Zucão Espíndola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.