Potencial interdisciplinar do “PEG Bodoquena - 2024”: Uma abordagem prática para o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.18979

Palavras-chave:

Biodiversidade, Conservação, Educação ambiental, Trilhas interpretativas

Resumo

O Projeto de Ensino de Graduação "Educação e Interpretação Ambiental na Serra da Bodoquena" ocorreu entre os dias 7 a 11 de agosto de 2024, proporcionando aos participantes do curso em Ciências Biológicas uma vivência prática e significativa em Educação e Interpretação Ambiental. O projeto se concentrou na exploração do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (PNSB), uma área protegida, rica em biodiversidade e paisagens cênicas, na qual realizaram-se trilhas interpretativas com o apoio de guias e docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), adquirindo conhecimentos sobre a gestão de áreas protegidas, ecoturismo, diversidade dos seres vivos e conservação ambiental. Levando em consideração essas qualidades das localidades visitadas, as quais oferecem um ambiente diverso para o aprendizado em campo, essa pesquisa tem por objetivo relatar as experiências dos graduandos(as) e pós graduados(as) em Ciências Biológicas no “PEG Bodoquena-2024”, buscando compreender o seu potencial educativo, partindo da premissa de quais conteúdos do Ensino de Ciências poderiam ser ensinados a partir desse evento. Dessa forma, foram selecionados para a análise 6 conteúdos, sendo eles: geologia, botânica, invertebrados, cordados, relações ecológicas e Educação Ambiental. Com o decorrer das atividades e com os materiais registrados ao longo dos trajetos, foi possível compreender o potencial educativo do “PEG Bodoquena-2024”, por meio das 6 áreas de estudo averiguadas. Assim, inserido os participantes em uma realidade ambiental apreendida em suas disciplinas da graduação, comparando e aprofundando conceitos.

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Biografia do Autor

Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Cristiano Ramos Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Licenciado em Ciências Biológicas (UFGD), Mestre em Entomologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB), Doutorando em Entomologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB).

Monique Lopes Bicudo, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura (UFGD), Membro do "Herbário DDMS" - (FCBA-UFGD).

José Vitor Nobrega de Lima, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura (UEMS) - Ivinhema, Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat-UFGD). 

Mateus Vinicius Teles Lima, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura (UFGD)

Victor Gabriel de Lima Baratela, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura (UFGD)

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Santos, D. C. M. dos, Ramos Gonçalves, C., Lopes Bicudo, M., Nobrega de Lima, J. V., Teles Lima, M. V., & de Lima Baratela, V. G. (2024). Potencial interdisciplinar do “PEG Bodoquena - 2024”: Uma abordagem prática para o ensino de ciências. RealizAção, 11(22), e24004. https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.18979

Edição

Seção

Artigos