Potencial interdisciplinar do “PEG Bodoquena - 2024”: Uma abordagem prática para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.18979Palavras-chave:
Biodiversidade, Conservação, Educação ambiental, Trilhas interpretativasResumo
O Projeto de Ensino de Graduação "Educação e Interpretação Ambiental na Serra da Bodoquena" ocorreu entre os dias 7 a 11 de agosto de 2024, proporcionando aos participantes do curso em Ciências Biológicas uma vivência prática e significativa em Educação e Interpretação Ambiental. O projeto se concentrou na exploração do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (PNSB), uma área protegida, rica em biodiversidade e paisagens cênicas, na qual realizaram-se trilhas interpretativas com o apoio de guias e docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), adquirindo conhecimentos sobre a gestão de áreas protegidas, ecoturismo, diversidade dos seres vivos e conservação ambiental. Levando em consideração essas qualidades das localidades visitadas, as quais oferecem um ambiente diverso para o aprendizado em campo, essa pesquisa tem por objetivo relatar as experiências dos graduandos(as) e pós graduados(as) em Ciências Biológicas no “PEG Bodoquena-2024”, buscando compreender o seu potencial educativo, partindo da premissa de quais conteúdos do Ensino de Ciências poderiam ser ensinados a partir desse evento. Dessa forma, foram selecionados para a análise 6 conteúdos, sendo eles: geologia, botânica, invertebrados, cordados, relações ecológicas e Educação Ambiental. Com o decorrer das atividades e com os materiais registrados ao longo dos trajetos, foi possível compreender o potencial educativo do “PEG Bodoquena-2024”, por meio das 6 áreas de estudo averiguadas. Assim, inserido os participantes em uma realidade ambiental apreendida em suas disciplinas da graduação, comparando e aprofundando conceitos.
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