Literatura e cidadania
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.12733Palavras-chave:
leitura, cultura, espanhol, portuguêsResumo
O projeto “Literatura e cidadania” propõe a realização de encontros em que se discutam obras literárias entre adolescentes, estudantes do ensino médio, visando a apuração da formação humana, cidadã. Nesse contexto, a inserção do trabalho com a cultura hispânica também ocupa papel de destaque, considerando a riqueza de reflexões consequentes da reflexão acerca de outras culturas e da língua estrangeira. Orientados, os bolsistas pesquisam, estudam e analisam previamente obras escolhidas e, depois, organizam e mediam encontros presenciais abertos à comunidade, com o objetivo de propor a interação e troca de saberes entre o público interno e externo ao IFPR-Campus Telêmaco Borba. Ações de leitura, tanto em língua estrangeira quanto materna, interpretação, imersão em culturas diversas e discussão culminam em uma formação humana, calcada na inferência dos fatos e apuramento dos sentidos e sensibilidades, o que acaba refletindo no reconhecimento e atuação cidadã. O objetivo é propiciar essa formação por meio da literatura e do contato com a cultura hispânica, promovendo oficinas de leitura e discussão de textos literários, que incentivam a leitura e discutem temas da realidade vivida pelos participantes, mediadas pelos bolsistas.Como resultado, espera-se uma maior integração entre o Campus do IFPR e a comunidade local, haja vista que essa aproximação do que é produzido no âmbito da instituição com a comunidade é que dá o caráter extensionista ao projeto. Além disso, espera-se que o público abarcado no projeto desenvolva seu veio crítico e cidadão, colaborando na sua atuação e compreensão de mundo.
Downloads
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília (DF), 2006 v. I.
GULLAR, Ferreira. Toda poesia (1950-1999). 12 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.
IFPR. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2014/2018. Curitiba, dezembro/2014. Disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2014/10/PDI-2014-2018- Vers%C3%A3o-Final-1.pdf. Acesso em 31 jan. 2017. Disponível em: http://telemaco.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf-completo.pdf. Acesso em 31 jan. 2017.
ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi; WIELEWIEKI, Vera Helena Gomes. “Afinal, o que é literatura”. In: ZOLIN, Lucia Osana & BONNICI, Thomas (orgs.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3 ed. Maringá: EDUEM, 2009, p. 19-31.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Katrym Aline Bordinhão dos Santos, Kelly Cristinna Frigo Nakayama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.