Edições anteriores

  • Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem
    v. 17 n. 44 (2023)

    A (sub)área Linguística Aplicada desenvolve suas pesquisas em torno da linguagem em diversos contextos sociais, abrangendo diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Dentre essas, podemos destacar a constituição identitária, a aprendizagem e/ou o ensino de língua(s) (primeira, adicionais e/ou segunda), a produção e implementação de ferramentas/artefatos para a aprendizagem, o estudo do uso de instrumentos psicológicos e simbólicos em diferentes práticas sociais, a formação inicial e continuada de professores, as abordagens metodológicas, a construção de saberes e desenvolvimento de capacidades, interações e suas relações com a aprendizagem e/ou com o desenvolvimento humano. O grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED), criado em 2002, sob a liderança da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, foi cadastrado na Universidade Estadual de Londrina e no diretório do CNPq, com foco no desenvolvimento de trabalhos de investigação na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras, com base fulcral no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), da Escola de Genebra e de suas expansões pela Escola Brasileira do ISD. Por anos, o LED teve foco nas análises (construção de modelos didáticos) de gêneros como megainstrumentos para o ensino, bem como no uso de sequências didáticas para a aprendizagem de línguas e também na formação de professores de línguas com o uso de procedimentos de reflexividade como as autoconfrontações, a socialização de diários, o grupo focal, os relatos reflexivos, para nomear apenas alguns. Com a proposição de novos projetos guarda-chuvas, ampliou-se a articulação do ISD com outras perspectivas teórico-metodológicas para tratar de questões como educação ambiental, letramento ambiental, educação linguística crítica,  educação crítico-transformadora de professores e, mais recentemente, letramentos acadêmico-científicos. Para isso, pesquisas do grupo têm proposto a expansão de conceitos, a definição de categorias analíticas, a ampliação de articulações conceituais, bem como o trabalho intenso para a consolidação de uma rede que integra a pesquisa, a extensão e o ensino. Nesse dossiê comemorativo dos 21 anos do LED, acolhem-se artigos, ensaios, retrospectivas, relatos de pesquisa que abordem temáticas investigadas pelo grupo e apresentem saberes construídos na vultosa Ciência da Linguagem.

     

    Organizadores do Dossiê: Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL/CNPq) , Andérbio Márcio Silva Martins (UFGD) e Luísa Álvares Pereira (UA – Portugal) 

  • Colóquio de Literatura fantástica
    v. 17 n. 43 (2023)

    Organizador: Gregório Foganholi Dantas (UFGD)

    Esse Volume reúne alguns convidados dos Colóquios de Literatura fantástica. Nele, assumimos o “fantástico” como um espaço amplo, onde pudesse ser discutido o insólito ficcional em suas diversas manifestações.

    Acesse também:

    Fale Aí | II Colóquio de Literatura Fantástica da UFGD - YouTube

    https://www.youtube.com/watch?v=LDDCvMCSdF4

  • Cinema e Literatura: práticas poéticas
    v. 16 n. 41 (2022)

    Convidamos pesquisadores, estudantes de pós-graduação e especialistas, a submeterem trabalhos críticos sobre cinema contemporâneo, literatura contemporânea ou acerca de sua relação. Os trabalhos devem focalizar aspectos que enfatizem a dimensão sócio-política da criação poética. Tendo em vista a recente produção literária e cinematográfica latino-americana, observamos que diversos temas políticos vêm sendo colocados em primeiro plano, na medida em que a arte responde às contradições estruturais da sociedade, exacerbadas em momentos de crise econômica e social, como o que vivemos atualmente. Partindo da premissa jamesoniana, segundo a qual “todos os artefatos culturais devem ser lidos como resoluções simbólicas das verdadeiras contradições políticas e sociais" (JAMESON, 1992, p. 73), compreendemos que todas as narrativas guardam um inconsciente político que pode ser recuperado pela análise crítica, atenta à gênese histórica das obras. Em outra via, a perspectiva pós-estruturalista de inspiração deleuziana enseja compreender os artefatos estéticos como constituintes do saber contemporâneo, o que nos leva a considerar a desnaturalização dos modos de pensamento como resultado da experiência estética. Este cenário estético de mídias cada vez mais híbridas, ao ser considerado à luz do avanço das tecnologias da comunicação, demonstra o quanto se faz necessário desvelar os mecanismos ideológicos e/ou relações de poder que permeiam a vida social.

  • Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada
    v. 16 n. 40 (2022)

    Organizadores

    Edilaine Buin – UFGD/CNPq

    Tânia Guedes Magalhães – UFJF

    Wagner Rodrigues Silva – UFT/CNPq

     

    Sob o olhar de Linguistas Aplicados, a coletânea foi proposta para reunir (a) pesquisas sobre ensino de português como língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental e (b) experiências educativas enfrentadas por Linguistas Aplicados na formação de professoras de Língua Portuguesa em Licenciaturas em Pedagogia, realçando-se desafios atrelados ao atual contexto social, ao currículo do referido curso, ao perfil das acadêmicas e ao trabalho/convívio com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, considerando-se a predominância de profissionais graduados em Educação/Pedagogia. A proposta da coletânea se justifica pela escassez de publicações sobre o ensino de português como língua materna para o Ensino Fundamental I, bem como sobre a formação de professoras de Língua Portuguesa nas Licenciaturas em Pedagogia, caracterizadas como cursos generalistas e com alguma fragilidade no trabalho com objetos de ensino específicos, atrelados aos componentes curriculares da escola básica.

  • Raído
    v. 15 n. 39 (2021)

  • v. 14 n. 35 (2020)

    Dossiê Política e sociedade na literatura de autoria de mulheres
  • v. 14 n. 34 (2020)

    Estudos de cultura contemporâneas e i(n)dentidades: interfaces brasileiras e sul-americanas
  • v. 12 n. 29 (2018)

    Do fantástico e seus arredores – Narrativas do insólito em literaturas de língua portuguesa
  • Número especial. Dossiê Literatura, Imagem, Técnicas.

    v. 11 n. 28 (2017)

    Número especial. Dossiê Literatura, Imagem, Técnicas.
  • v. 10 n. 22 (2016)

    Número especial. Brasil e Portugal: diálogos literários e culturais
  • v. 8 n. 16 (2014)

    n. 16  - número especial. Linguística e Linguística Aplicada.
  • v. 6 n. 12 (2012)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD - Dourados, v. 6, n. 12, jul./ dez. 2012.
  • v. 6 n. 11 (2012)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD - Dourados, v. 6, n. 11, jan./jun. 2012.
  • v. 5 n. 9 (2011)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

  • v. 4 n. 8 (2010)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

  • v. 4 n. 7 (2010)

    Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD
  • v. 3 n. 6 (2009)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras

    da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

    Dourados, v. 3, n. 6, jul./dez. 2009.

  • v. 3 n. 5 (2009)

    Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras

    da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

    Dourados, v. 3, n. 5, jan./jun. 2009.

  • v. 2 n. 4 (2008)

    A Revista Raído é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Destina-se à publicação de pesquisas da área de Letras, Lingüística e Artes e suas interfaces interdisciplinares.

  • v. 2 n. 3 (2008)

    A Revista Raído é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Destina-se à publicação de pesquisas da área de Letras, Lingüística e Artes e suas interfaces interdisciplinares.

  • v. 1 n. 2 (2007)

    A Revista Raído é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Destina-se à publicação de pesquisas da área de Letras, Lingüística e Artes e suas interfaces interdisciplinares.