A importância da resiliência na educação inclusiva

Autores

  • Mônica Lilian de Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Karolina Lima dos Santos Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Ana Lúcia Galvão Leal Chaves UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.8470

Palavras-chave:

Resiliência. Educação Inclusiva. Professores.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo compreender como o conceito de resiliência é percebido por professores que atuam diretamente com alunos com necessidades educativas específicas, em relação à inclusão escolar. Dessa forma, inferimos a importância da temática da resiliência, considerada a capacidade das pessoas superarem as adversidades encontradas no caminho (ANTUNES, 2007; COSTA, 1995). Utilizamos, para apreciação dos dados coletados, a análise de conteúdo segundo Bardin (2004) e como procedimento metodológico, entrevistas semiestruturas com seis professores do Ensino Fundamental I que tivessem alunos com necessidades educativas específicas em sua sala de aula. Os resultados construídos retratam que ainda há grande desconhecimento por parte dos professores entrevistados a respeito do que seria resiliência. Notou-se, ainda, que a maioria desconhece as palavras que estão mais ligadas à resiliência e que apenas um dos participantes revelou ser de importância o exercício da resiliência para a educação inclusiva, o que confirma a necessidade de realizar formações específicas sobre o assunto. Portanto, de um modo geral, consideramos indispensável que os professores que atuam na educação de alunos com necessidades educativas específicas tenham um conhecimento sobre resiliência, desenvolvendo um trabalho mais direcionado a estes alunos, mostrando-lhes que a superação faz parte do processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Mônica Lilian de Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

LICENCIADA EM PEDAGOGIA PELA UFPB, ANO 1996.

PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, PE. HÁ OITO ANOS ATUA COMO PROFESSORA NO ATEDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.

MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA- CENTRO DE CIÊNCIAS ACADÊMICAS DO AGRESTE - UFPE

Karolina Lima dos Santos Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

LICENCIADA EM MATEMÁTICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA- UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO DE CIÊNCIAS ACADÊMICAS DO AGRESTE - UFPE/CAA

Ana Lúcia Galvão Leal Chaves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

PROFESSORA DOUTORA DO NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE(NFD) E PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/PPGECM- UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO DE CIÊNCIAS ACADÊMICAS DO AGRESTE - UFPE/CAA

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Farias, M. L. de, Araújo, K. L. dos S., & Chaves, A. L. G. L. (2018). A importância da resiliência na educação inclusiva. Horizontes - Revista De Educação, 6(12), 33–45. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.8470

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo