Dimensões acadêmicas da cegueira moral: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10036Palavras-chave:
Formação de professores. Cegueira moral. Moralidade.Resumo
O artigo constitui-se na apresentação de um relato de experiência fruto de um estudo descritivo fenomenológico sobre as implicações das novas tecnologias na moralidade acadêmica no processo de formação de professores, no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Fizemos um estudo exploratório bibliográfico sobre a Moral que teve como objetivo auxiliar na identificação dos atos morais-interpessoais e sócio-convencionais percepcionados durante três semestres num curso de formação de professores a nível superior. Visamos também compreender o tipo de fenômenos atitudinais, em termos sócio-morais e analisar a presença no ambiente acadêmico de estímulos para a construção da moralidade, especialmente aqueles relacionados às atitudes sócio-morais basilares. Objetivamos, a partir desses fenômenos, problematizar a importância e implicações da moralidade acadêmica e o impacto desta sobre o indivíduo em formação, obtendo deste caso particular, importantes inferências que poderão ser generalizadas.Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, v. 70, p. 225, 1977.
BAUMAN, Z; DONSKIS, D. Cegueira Moral. A perda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
DE LA BOÉTIE, Etienne; JÚNIOR, José Cretella; AGNES (*) CRETELLA. Discurso da servidão voluntária. Ed. Antígona, 1986.
DURKHEIM, E. A educação moral. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012.
_____________. Ética e sociologia da moral. São Paulo: Martin Claret, 2016.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. 4. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1994.
SILVA, Rita de Fátima da; Araújo, Paulo Ferreira de. Os caminhos da pesquisa em atividade motora adaptada. São Paulo: Phorte Editora, 2012.
TURIEL, E. El desarrollo del conocimiento social: moralidad y convención. Debate, 1984.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
WAAL, F. D. Primates and philosophers: How morality evolved. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).